Yorkshire Terrier

0 Comments

O Yorkshire Terrier pertence ao grupo dos terriers de companhia.

O país de origem é a Grã-Bretanha. Outros nomes: Spaniel Pequinês, Spaniel de Pequim. Também é conhecido como Toy Terrier do Yorkshire, Terrier Anão do Yorkshire, Terrier Anão de Pelo Longo ou simplesmente York.

É um cão de raça pequena, com peso atingindo no máximo por volta dos 3Kg e altura na cernelha de aproximadamente 20cm.

O Yorkshire Terrier é considerado uma verdadeira maravilha do mundo dos cães, parece mais uma grande mecha de pelos dourados em movimento. Apresenta cabeça pequena e chata, olhos cintilantes e escuros com pálpebras também escuras, orelhas pequenas, eretas ou semi-eretas em forma de “V”. O pescoço é elegante, tronco enxuto e robusto com dorso reto. Os membros são retos, pés redondos com unhas pretas. A cauda costuma ser cortada na metade, revestida de uma pelagem de tonalidade um pouco mais escura do que o restante do corpo. A pelo é relativamente longo, sedoso, brilhante e perfeitamente liso. Os filhotes costumam nascer pretos para depois adquirirem uma coloração cinza-aço. Os adultos costumam ter pelagem azul-aço, mesclados com pelos fulvos, bronze e escuros.


Acredita-se que no início do século XIX os ancestrais do Yorkshire (cão escocês preto e cor-de-fogo, o Clydesdale Terrier, o Paisley Terrier) migraram da região de Glasgow para o Condado de York. Aí foram cruzados com outras raças da região, o Cairn Terrier, o Bichon Maltês, o Broke Haired Terrier e talvez o Maltês, chegando a um padrão que posteriormente foi adotado pelo Kennel Club. Originariamente a criação no Condado de York visava se obter animais pequenos para a caça subterrânea de ratos. Atualmente esta habilidade se perdeu e o York a partir de 1930 foi miniaturizado pela Europa e Estados Unidos e hoje em dia é considerado um cão de luxo.


O Yorkshire Terrier é um cão extremamente afetuoso e não tolera muito bem as crianças. É corajoso e dominador, não hesita em atacar cães bem maiores. É teimoso e late muito, encontrando sempre algum pretexto para dar alarme, por isso necessita de uma rigorosa educação.

O York é um cão vivo, repleto de vida e devido ao seu espírito esportivo necessita de passeios frequentes. Sua pelagem, para que fique bonita e saudável, necessita de atenção no mínimo mensal. Este lindo e minúsculo cão é uma das raças de companhia mais cobiçadas, tendo muitos aficcionados e admiradores em todo o mundo.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese