West Highland White Terrier

0 Comments

O West Highland White Terrier pertence ao grupo dos Terriers de pequeno porte.
O país de origem é a Grã-Bretanha, particularmente a Escócia.
Esta raça também é conhecida como Terrier Branco das Terras Altas, como o próprio nome já diz, ou simplesmente Westie.
É uma raça considerada de estatura pequena com peso entre 6 a 8kg e altura na região da cernelha cerca de 28cm.


Este terrier apresenta um corpo robusto, de forte constituição, compacto, construção sólida e quadrada. O pescoço é musculoso, suficientemente longo para permitir grande liberdade, com movimentos fáceis e desembaraçados. O peito é profundo, linha dorsal reta, lombo largo e potente, membros curtos, musculosos e nervosos que demonstram em alto grau uma combinação de força e atividade. A cabeça é redonda e embora relativamente grande apresenta um aspecto harmonioso junto com o focinho preto. Os dentes são grandes em relação ao volume do animal. Os olhos são escuros, distantes entre si, fundos no crânio com espessas sobrancelhas, dando um olhar sagaz, ardiloso e penetrante. As orelhas são pequenas, pontiagudas e eretas. A cauda de no máximo uns 15 cm é portada alta e nunca curvada sobre o dorso. O pelo é branco, duro e encaracolado com subpelo curto, cerrado e macio.


O Westie é uma raça de origem antiga oriunda da região montanhosa do oeste da Escócia, a qual durante séculos foi criada e selecionada na busca de duas importantes qualidades como a grande coragem e a decisão para atirar-se sobre a toca. Provavelmente os Westies descendem de cruzamentos de variedades do Cairn Terrier de pelagem branca com o Argylshire, raças estas também de origem comum.

O padrão da raça foi estabelecido em 1906 para hoje tornar-se um modismo e depois ser uma raça muito difundida, principalmente agora o Westie tornou-se mais famoso por ser o cãozinho do IG Publicidades.


O West Highland White Terrier é um arrojado caçador de raposas, texugos, ratos e animais de pequeno porte. Possuidor de um grande amor-próprio, ele tem um forte temperamento, é teimoso, independente e por isso para se tornar um cão de fácil lida, necessita de forte educação. É rústico, corajoso, alegre e de uma tremenda vivacidade.

O Westie é um companheiro muito agradável e de extrema paciência com crianças. Defende bem a casa onde mora, sempre dando sinal ao menor ruído. Para ter uma pelagem saudável é importante que seja feita escovação diária e apesar de se adaptar bem à vida em apartamentos, necessita de longos passeios diários para se exercitar.

 

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese