Weimaraner

0 Comments

O Weimaraner pertence ao grupo dos cães de aponte, ou dos cães que apontam a caça.
O país de origem é a Alemanha.
É uma raça considerada grande, com peso variando entre 25 a 45Kg. Nos machos a estatura oscila entre 59 a 70cm e nas fêmeas de 57 a 65cm, medido na região da cernelha.

O cão Weimaraner apresenta formas belas com corpo pouco alongado, pescoço de porte nobre, musculoso, peito possante e longo. O dorso é firme e musculoso com garupa medianamente oblíqua. A cabeça é relativamente fina em proporção à estatura, com bochechas musculosas. As orelhas são longas, largas com pontas arredondadas e de inserção alta. Os olhos redondos variam da coloração âmbar claro a âmbar escuro, sendo que os filhotes apresentam coloração azul celeste. Os membros são musculosos e suficientemente longos, com pés compactos e dedos cerrados. A pelagem apresenta as mais variadas tonalidades do cinza, de cinza rato ao prateado e até ao acastanhado, podendo o pelo ser raso ou longo (variedade esta mais rara). A cauda costuma ser amputada cerca de dois terços do seu comprimento nos primeiros dias de vida do animal.

Segundo alguns especialistas, o Weimaraner seria descendente dos Cães Cinzas de São Luiz, fazendo parte das matilhas reais, tendo portanto origem francesa. Outros sustentam que desde o início do séc. XIX, o Braco de Weimar, proveniente de cães sabujos cinza germânicos, através de cruzamentos com cães Pointers, originaria o Weimaraner, cruzamentos estes desejados pelo grão duque Carlos Augusto de Weimar, sendo que daí derivaria seu nome. Já outro pesquisador (Streel) sustenta que a raça já existia anteriormente e atribui suas características atuais a um processo de albinismo.

De qualquer forma a conservação através de séculos do padrão genético típico do Weimaraner constitui uma demonstração da inalterabilidade da raça. Historicamente, o clube do Weimaraner foi fundado em 1897 e o padrão da raça redigido em 1925.

O Weimaraner é um cão apaixonado, de olfato muito desenvolvido, com forte inclinação para não confundir as pistas, para seguí-las, apresar e entregar a presa com segurança, podendo inclusive cobrar todos tipos de caças.

É um bom trabalhador, perseverante na busca sistemática, seguro no aponte e no trabalho na água. Pode ser usado como cão de companhia, adaptando-se bem à vida em apartamentos, desde que tenha sua cota de exercícios diários. Apresenta excelente aptidão para guarda e defesa.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese