Veterinário…O Amigo do Nosso Melhor Amigo!

0 Comments

A escolha do médico veterinário é uma das mais importantes decisões que um proprietário de cães deve tomar. Após adquirir o animal, deve-se imediatamente procurar um profissional com competência técnica para realizar exames clínicos, antes mesmo do início do período de vacinação, diagnosticando eventuais distúrbios e assegurando o bem estar do cão.
Infelizmente, como ocorre em todas as demais profissões, há maus veterinários, sendo necessário realizar uma pesquisa criteriosa para detectar o clínico capacitado e consciencioso, que irá cuidar da saúde do seu animal de estimação.

O essencial é que exista sempre muita compreensão e confiança. O veterinário não é infalível, o animal não sabe expor o que está sentindo e isto poderá acarretar uma maior dificuldade se o dono não colaborar. O proprietário tem uma participação decisiva no sucesso do trabalho realizado pelo veterinário, impedindo a eficácia do tratamento a partir do momento que demora demais para socorrê-lo, negligencia a forma de seguir as instruções determinadas ou simplesmente ignora a importância de sua atenção constante.
Sendo assim, é fundamental que a reputação do profissional seja baseada no conceito que a sociedade tem a seu respeito. A compaixão pelos animais leva alguns veterinários a não cobrarem os serviços prestados ao dono que comprovadamente não tem recursos.
Esta atitude louvável e a preocupação de salvar vidas são características marcantes nos veterinários que têm como sua maior arma terapêutica o amor à profissão escolhida. O profissionalismo pode ser percebido também fora das clínicas, através das palestras proferidas, entrevistas nos meios de comunicação e participação em campanhas voluntárias.
Os animais são rápidos em fazer um julgamento sobre as pessoas e geralmente reagem com afeição, simpatia ou agressão. Há ocasiões em que alguns veterinários, embora apresentem um talento muito grande para diagnósticos e cirurgias, revelam alguma coisa em seu modo de ser que gera medo nos cães.
O correto é eleger um veterinário que conquiste sua confiança e inspire tranqüilidade no seu animal. O seu melhor amigo merece um amigo considerado como o melhor!!
 

Por: Vininha F. Carvalho 
Editora do Portal Animalivre (www.animalivre.com.br).

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese