Vacinação

0 Comments

Quando se pensa em saúde, a primeira idéia que deveria nos ocorrer é a noção de prevenção. 

Existem muitas formas de prevenção para nossos animais de estimação, dentre elas podem ser lembradas: a higiene, alimentação adequada, vermifugação, etc., e todas elas devem ser usadas para evitarmos que nosso animal adoeça. A vacinação também é uma importante forma de prevenção.

Sem dúvida alguma vacinar regularmente nossos cães e gatos é o melhor e o mais barato meio de que dispomos para dificultar o aparecimento de doenças infecto-contagiosas, doenças estas que podem ser prevenidas através da vacinação.

A maior parte das vacinas é fabricada com o próprio agente que produz a doença, porém este agente é inativado. Normalmente é um medicamento injetável, que não provoca nenhuma reação local ou sistêmica. Se provocar, é uma reação passageira, porque naturalmente alguns animais podem ser mais sensíveis).

A vacina induz o organismo do animal a produzir anticorpos, os quais funcionam como um exército de defesa que será prontamente utilizado no momento em que este organismo enfrentar uma situação de desafio ou de exposição à doença em questão.

Para os cães as vacinas utilizadas são as seguintes:

– a Anti-rábica ou vacina contra a raiva. A raiva é uma zoonose, doença muito divulgada nos meios de comunicação que todos já conhecem através das campanhas governamentais de vacinação e são vacinas realizadas todos os anos no mês de agosto. Nas clínicas veterinárias estas vacinas também são aplicadas e oficialmente são as que têm valor, porque é o veterinário que a aplica junto do proprietário e se responsabiliza fornecendo uma carteira de vacinação;
– a vacina Óctupla que protege contra oito principais doenças: cinomose, hepatite canina, dois tipos de leptospiroses (L. canicola e L. icterohaemorrhagiae) ,parvovirose, coronavirose, adenovirose e parainfluenza;
– a vacina Décupla, vacina esta idêntica a vacina Óctupla, a única diferença é que protege contra 10 doenças, as oito doenças da vacina Óctupla mais duasleptospiroses (L. grippotyphosa e L. pomona);
– a vacina contra Tosse dos Canis ou Gripe Canina, cujos agentes infeciosos são aBordetella bronchiseptica e o vírus da parainfluenza tipo 2.
– a vacina contra Giardíase, doença esta que é considerada uma zoonose, ou seja, aquela doença que os animais transmitem ao homem, cujos sintomas são principalmente diarréia e vômitos.
 

Para os gatos, as vacinas utilizadas são:

– a Anti-rábica, semelhante àquela aplicada no cão;

– a Tríplice Felina protege contra 3 doenças que é comum nos felinos, arinotraqueíte, a panleucopenia e a calicivirose;

– a Quádrupla Felina, mais completa que a Tríplice felina porque além das três doenças citadas, protege também contra a clamidiose;  

– e a Quíntupla Felina, vacina esta mais completa, pois sua proteção é para cinco doenças comum aos felinos: rinotraqueíte, calicivirose, panleucopenia, leucemia felina e clamidiose.

Todos os animais filhotes já podem iniciar a vacinação após o desmame se estiverem saudáveis e se já foram devidamente vermifugados.

Os cães e gatos adultos, ao contrário do que geralmente se pensa, necessitam ser vacinados todos os anos na época de vencimento, pois as vacinas têm validade por apenas um ano.

Dispomos das melhores vacinas importadas existentes no mercado. Pelo menos são as vacinas que há anos utilizamos sem retornos significativos de animais que foram vacinados regularmente e posteriormente contraíram doenças. São altamente seguras e como já mencionamos anteriormente apresentam um mínimo de reação vacinal e reduzem muito o risco do aparecimento de doenças perigosas aos nossos animais e a nossa família, pois algumas destas doenças podem ser transmissíveis para os seres humanos.

Convém também salientar que somente o Médico Veterinário está oficialmente autorizado a emitir um atestado de vacinação e com isso garantir o bom resultado de uma vacinação de valor legal tanto para laudos, viagens ao exterior como para acidentes que possam ocorrer caso o animal venha a morder pessoas ou outros animais.

 

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese