Ultra-Som abdominal

0 Comments

A Ultra-Sonografia é um método auxiliar de diagnóstico que que aproveita o ecoproduzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo, atualmente está bastante difundido na Medicina Veterinária.

Caracteriza-se por ser um processo indolor, não invasivo, não ionizante permitindo a visualização da arquitetura interna para avaliação de tecidos e órgãos moles, com exceção dos ossos e estruturas preenchidas ou envoltas por gás.

Os impulsos elétricos produzidos pelo aparelho de Ultra-Som são convertidos em ondas sonoras, as quais atingindo os tecidos moles são absorvidas e refletidas em graus variados produzindo ecos em diferentes escalas. Por sua vez, estes ecos são captados pelo aparelho e transcritos na forma de imagens.

A informação obtida na Ultra-Sonografia abdominal fornece descrições dos órgãos, como por exemplo: posição, dimensão, forma, contorno, vascularização, ecogenicidade, ecotextura, condições de suas paredes e também das características do conteúdo das estruturas cavitárias.

A Ultra- Sonografia abdominal é considerada um método moderno e eficaz de diagnóstico que dá ao clínico veterinário segurança e permite que se tome decisões mais precisas e rápidas de condutas terapêuticas ou cirúrgicas com menor risco ao paciente. Felizmente hoje em dia a Ultra-Sonografia se tornou um exame acessível e ao alcance da maior parte da clientela.

Suas aplicações são diversas, mas dentre elas a mais frequente trata-se do diagnóstico de gestação permitindo de forma prática, segura e sem necessidade de sedação para a mãe, obtermos informações sobre a idade, as dimensões e os batimentos cardíacos dos fetos (dependendo da idade) ou mesmo a presença de feto morto, retido ou mumificado.
Além disso, a Ultra-Sonografia abdominal também pode ser de grande valia na observação de alterações do aparelho reprodutor (ovários, útero), do sistema urinário (rins, vesícula, urinária), neoplasias, alterações na próstata, no fígado, no baço, etc.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese