Tiziu

0 Comments

O Tiziu é um passarinho da família dos Fringilideos, Volatinia jacarini, parecido com os papa- capins, porém de cor preta, com brilho azul metálico.

A fêmea do tiziu e a fase imatura desse passarinho possuem coloração parda, com partes inferiores mais claras e estriadas.

casal de tiziu

Quando canta emite duas notas sibiladas, que lhe valeram o nome “ti-ziu” e invariavelmente se alça, voando na vertical alguns palmos acima do galho onde está pousando, para depois, descendo a prumo, voltar no mesmo lugar e assim aparentemente se diverte durante longo tempo.

Tiziu saltando

Tiziu macho saltando

Na verdade essa é a forma do tiziu delimitar seu território, por meio desses pulos verticais, ao mesmo tempo em que vocaliza “ti-ziu”. Durante este pulo exibe muitas manchas brancas sob as asas.

Geralmente os tizius vivem em casais, mas também podem formar grandes bandos fora da época de reprodução, a maioria deles constituída por tizius imaturos.

Casal de tiziu

É evidente que o povo deve achar muito engraçado tão ingênuo comportamento de ficar pulando no mesmo galho. Foi isso que provavelmente foi o que contribuiu na multiplicidade de nomes que couberam a esse passarinho, porque além de tiziu, também é conhecido como “serra-serra”, “sirrador”, “alfaiate” e “pinéu”.

Fontes:
Guia de Campo Aves da Grande São Paulo, Pedro F. Develey
Dicionário dos Animais do Brasil, Rodolfo Von Ihering

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese