Terrier Brasileiro

0 Comments

O Terrier Brasileiro pertence ao grupo dos Terriers de grande e médio porte.
O país de origem é o Brasil.
O Terrier Brasileiro também é muito conhecido como Fox Paulistinha.
É uma raça considerada de pequeno porte, sendo que os machos possuem tamanho de 35 a 40cm e as fêmeas de 35 a 38cm na região da cernelha, com peso no máximo de 10kg.


O Fox Paulistinha apresenta um corpo bem equilibrado, de construção harmônica e sólida sem ser pesado, esbelto com esqueleto firme, com linhas exteriores curvilíneas e andaduras fluentes. Possui cabeça de forma triangular quando vista de cima e focinho forte. Os olhos são grandes e arredondados, com sobrancelhas bem desenvolvidas. As orelhas são separadas, semi-eretas, com as pontas caindo em direção ao ângulo externo. O pescoço é moderadamente longo, enxuto. A linha dorsal ligeiramente descendente em direção à garupa. O peito é moderadamente largo, lombo e dorso curtos e firmes com garupa levemente inclinada.

Os membros são fortes e cauda de inserção baixa, cortada curta na altura da 2a ou 3a vértebra. O pelo é liso, curto e bem assentado em pelagem de fundo branco com marcações em preto, marron ou azul. Uma característica típica da pelagem é uma coloração fogo acima dos olhos, nas faces laterais do focinho, na face interna e nas bordas das orelhas.


Acredita-se que o Fox Paulistinha tenha uma influência predominantemente européia de cães Terriers importados no início do século passado, trazidos principalmente da França e Inglaterra, pois assemelha-se a um Fox Terrier.

Originariamente o Terrier Brasileiro foi trazido para as fazendas brasileiras e depois através de cruzamentos com cães de raças de pequeno porte aí existentes, provavelmente com Pinschers e Chihuahuas, nasceu assim uma nova raça, a qual atualmente apresenta padrões fixos e com características de um cão genuinamente brasileiro. À medida que a cidade de São Paulo crescia e com a migração de famílias das fazendas e regiões rurais para São Paulo, vieram também seus cães de estimação, daí talvez a origem do nome de Fox Paulistinha.


O Fox Paulistinha é um cão muito amigável com seus íntimos, tendo freqüentemente aquela pessoa da casa a quem mostre mais exclusividade. Ótimo cão de guarda e caça de pequenos animais, como ratos por exemplo, late e dá alarme ao menor ruído.

É muito desconfiado com estranhos, curioso, ativo como todo Terrier. Relativamente desobediente e genioso, requer uma educação firme. Vive muito bem em apartamentos mas devido a sua vivacidade requer exercícios regulares. Se os passeios forem em horários regulares, será um programa sagrado para o cão e enquanto seu dono não levá-lo dar a sua volta, não terá sossego.

 

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese