Temperamento de raça é igual ao dono

0 Comments

Mais uma pesquisa comprova que o cachorro é um reflexo do dono. Um estudo realizado por psicólogos da Universidade Belfast, na Irlanda do Norte, aponta que pessoas escolhem raças de cães cujos temperamentos são similares aos seus.  Com isso, donos com temperamento mais hostil costumam ter cachorros de personalidade mais agressiva.

Fatos como esses apoiam estudos anteriores que mostram que pessoas formam opiniões sobre um dono baseado na raça do cachorro que ele tem. Segundo a psicóloga irlandesa Deborah Wells, os donos de animais costumam escolher cães que sejam extensões deles mesmo, ou seja, apresentem as mesmas características de personalidade.  Nesse caso, um dono que gosta de conhecer novas pessoas provavelmente terá um cachorro que goste de fazer amizade com desconhecidos.

Portanto, vale notar que as características pessoais do dono também afetam a personalidade do animal.  Donos que agem de forma brava e punitiva com os seus cães tendem a ter cachorros mais agressivos.

Similarmente, cães que caminham com mulheres são 4 vezes menos agressivos durante o passeio do que os que camiham com os homens.  Isso por que as mulheres são mais sorridentes e amigáveis durante a caminhada e passam uma sensação de tranquilidade ao cachorro, comparado com os homens.

Como a pesquisa foi conduzida

A pesquisa foi realizada com 147 donos de cachorro das raças Pastor Alemão, Rottweilers, Labrador e Golden Retrievers, e foi analisado o nível psicótico dos animais, já que este é o principal indício da personalidade agressiva.

A análise concluiu que o comportamento do Pastor Alemão e do Rottweiler tendem a ser mais agressivos do que do Labrador e Golden Retriever. Isso, por sua vez, significa que os donos de raças mais ofensivas normalmente prezam mais a inteligência e curiosidade do que afabilidade dos animais.

Fatores que afetam nível de agressividade do cão

Vale notar que não é somente a raça do cachorro que determina o seu nível de agressividade.  Embora existem raças naturalmente mais agressivas, o temperamento e dia-a-dia do dono também contribui para comportamento do animal.  Dentre os diversos fatores que afeta a personalidade do animal, estão inclusos:

  1.  Raça.  Algumas raças são mais amigáveis do que outras.
  2.  Socialização.  Cachorros mais socializados com outros cães, pessoas e crianças, tendem a ter menos medo e portanto, ser menos agressivos, comparados com cães que não foram socializados.
  3.  Treinamento. Donos que usam treinamento positivo e não são agressivos com cães não promovem a agressividade em seus animais.
  4.  Temperamento do dono.  Donos com temperamento melhor tendem a ter cachorros mais bem humorados.  
  5.  Exercício.  Cachorros que não passeiam e brincam durante o dia podem tornar para a agressividade como forma de gastar energia.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese