Siamês

0 Comments

Estes gatos foram vistos pela primeira vez pelos ocidentais na Tailândia, antigo Sião, onde eram protegidos no palácio real de Bangkok. Por volta de 1884, estes gatos foram introduzidos na Europa e, a partir daí, espalhados por todo o mundo.

O padrão do gato Siamês oficial é marcado pela presença de um corpo bem longilíneo, orelhas grandes e cabeça triangular. Já no padrão extra-oficial, os animais são arredondados, com orelhas pequenas e cabeça redonda. Em geral, estes gatos possuem orelhas grandes, largas e pontiagudas. Seus olhos apresentam forma de amêndoa, de cor azulada. Suas pernas são longas e finas, sendo que as traseiras são mais compridas que as dianteiras. A pelagem é fina, curta, sedosa e brilhante.

Logo ao nascimento os gatinhos desta raça apresentam pelame completamente branco, o qual começará a apresentar cores escuras no rabo, focinho, patas e orelhas a partir do 5º dia de vida. Entre os 12 e 15 meses de idade a coloração irá se apresentar totalmente definida.

As regiões mais escuras são as mais frias do corpo, tanto é que o Siamês que vive fora de casa, no inverno, ele irá apresentar as regiões escuras mais intensas do que os siameses que vivem em apartamentos.


Esta raça apresenta personalidade de um gato extrovertido, imprevisível, não sendo calmo nem plácido. Possui uma grande sensibilidade, não gostando de permanecer por longos períodos sozinho, nem de ser contrariado. Possui um grande carisma pelo seu dono, sendo extremamente fiel a ele.

Uma característica marcante do Siamês é o fato de ser extremamente possessivo e ciumento, principalmente com o seu dono. Costuma ser sociável, gosta de crianças, porém não aprecia a companhia de outros gatos. Os donos de siameses dizem que em algumas situações ele costumam ser completamente imprevisível em suas reações, quando em situações adversas.


O Siamês é considerado o “príncipe dos gatos”, título recebido por sua elegância de corpo e também pela graça de seus movimentos. Parece uma estátua do Antigo Egito, possui um olhar enigmático e profundo. Entre os gatos com definição racial, é o mais conhecido. Sua popularidade é tão grande que é considerada a segunda raça com maior número de nascimentos ao ano, só tendo à sua frente o gato Persa.


É um animal de tamanho médio e pesa de 2 a 5 kg.Também pode ser conhecido como Royal Cat of Siam.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese