Shi Tzu

0 Comments

O Shi Tzu é originário do Tibet.Também é conhecido como Cão Crisântemo.

É uma raça considerada de pequeno porte com menos de 10Kg de peso, com um tamanho na altura da cernelha de no máximo 26cm.

Possui cabeça larga, redonda, ampla entre os grandes olhos escuros, o pelo é emaranhado caindo sobre os olhos, com barba e bigodes espessos. O pelo que parte do nariz forma um desenho que lembra um crisântemo. As orelhas são grandes e caídas, implantadas abaixo do alto da cabeça, cobertas com grande quantidade de pelos que as confundem com o pescoço.
O corpo é longo, peito largo, linha dorsal reta, quartos traseiros fortes. Apresenta uma abundância de pelos longos e não crespos e com farto subpelo. Os membros são curtos e robustos. Cauda de alta inserção apresentando uma forma de penacho com pelos abundantes.


“Shi Tzu” em chinês significa leão. Na religião budista o leão era considerado um animal atributo da divindade, o próprio Buda foi apresentado em algumas antigas pinturas junto a um leão. Talvez pelo fato deste pequeno cão lembrar um leão é que ele tenha sido tão apreciado pela população daquelas regiões. Conta-se que em 1643 a Dinastia Manchu tenha recebido estes cães de presente do próprio Dalai Lama e que o Shi Tzu foi criado no palácio da imperatriz da China em 1908.

Acredita-se que esta raça tenha sido formada através do cruzamento de cães sagrados do Tibet, os antepassados do Pequinês, o cão tibetano e o Lhasa Apso. Foram importados para a Inglaterra em 1930 e em 1946 o foi reconhecido pelo Kennel Club inglês.

O Shi Tzu vive muito bem nas cidades porém necessita de exercícios diários. Detesta solidão, geralmente apronta quando o dono o deixa sozinho em casa, roendo objetos ou fazendo xixi no sofá.

É amoroso, meigo, alegre, precisa muito de afeição e ternura. O Shi Tzu é um cão independente, ativo e apesar de ser considerado um dos mais extrovertidos cães asiáticos, não é de latir em demasia e nem muito excitável.

Necessita de escovação diária e uma especial atenção com o estado dos olhos devido à farta pelagem. É um ótimo cão de companhia e apesar de ser indiferente com pessoas estranhas, costuma latir com o intuito de prevenir sua presença.

 

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese