Shar Pei

0 Comments

Pertence ao grupo dos Molossóides, tipo Dogue.
País de Origem: China
Peso variável entre 15Kg a 25Kg.

Os animais desta raça apresentam o crânio chato e largo. Segundo os chineses a forma da cabeça dos Shar Pei (ou “Pele de Areia”) é descrita na expressão “Who Lo Lau”, que possui o significado de cabaça.

Apresentam focinho largo, com língua preto azulada e gengiva preta. Suas orelhas são pequenas, espessas e possuem formato de triângulo, sendo de inserção alta, com caimento para frente. Seus olhos possuem inserção profunda, com tamanho pequeno, formato de amêndoas, e coloração escura. Observa-se nestes animais um corpo bastante musculoso, com grande quantidade de rugas. Apresenta pescoço forte, com barbela. Sua cauda é considerada medianamente longa, podendo apresentar-se reta ou enrolada. A coloração da pelagem aceita como padrão da raça é sempre unicolor, podendo-se encontrar as seguintes cores: preto, fogo, marrom, bege e creme. Seu pêlo é considerado curto e eriçado.

Uma grande particularidade da raça é a quantidade exuberante de pregas que estes animais possuem. Estas devem ser muito bem higienizadas para não apresentarem umidade e não adquirirem alterações dermatológicas, tais como doenças fúngicas, por exemplo. Essas rugas fazem, na fronte, uma marca, que reporta ao Símbolo da Longevidade na China. Essa característica é essencial para a raça, porque, a Marca da Longevidade, aparece, apenas, em felinos, como os tigres e os leões. Em cães, apenas, nas raças do tipo Mastiff.

Relatos mostram que a origem desta raça é de longa data, tendo sido muito provavelmente como província de origem a cidade de “Dah Let”. Nos tempos mais antigos, estes animais eram utilizados como guardião de templos e o Shar Pei já foi inclusive selecionado e utilizado como cão de combate e caçador de javalis.

Os animais desta raça são recolhidos, compactos, sólidos e apresentam um comportamento dominador, sendo geralmente agressivos com seus congêneres. Com seu dono é muito afetuoso, gostando bastante e sendo paciente com crianças.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese