Setter Irlandês

0 Comments

O Setter Irlandês pertence ao grupo dos cães de aponte irlandeses.
O nome de origem é Irish Setter. Apresenta também outros nomes: Irish Red Setter, Irish Red and White Setter. O nome Setter vem do verbo “set” que no inglês significa apontar, e irlandês por sua origem. O cão desta raça aponta através dos seus movimentos e seu posicionamento o local exato da ave abatida.

É uma raça considerada média. O peso do Setter Irlandês varia entre 25 a 30Kg. Os machos variam entre 60 a 70cm na altura da cernelha e as fêmeas de 24 a 67cm.

É um cão de aspecto afável demonstrando grandes qualidades para a caça: é muito veloz, resistente e possui olfato extraordinário. O seu adestramento é menos fácil que os outros setters, talvez pelo seu espírito independente e sua irreprimível necessidade de encontrar-se em espaços abertos.

Sua cabeça é longa e fina, aparentemente sem peso. O crânio é oval e stop quadrado. O focinho é bastante quadrado com amplas fossas nasais, os lábios não são pendentes. Os olhos não são muito grandes com a coloração escura, castanha ou avelã. A orelhas apresentam inserção baixa, pendentes, de tamanho moderado. O corpo é bem proporcionado com pescoço musculoso e sem barbelas. O peito é estreito quando visto de frente, tão profundo quanto possível. As costelas são bem arqueadas, lombo musculoso e garupa larga e possante. Os membros são longos, musculosos, com patas pequenas e dedos firmes e arqueados. Os pelos são curtos e finos na cabeça, no resto do corpo são de comprimento moderado, o mais achatado possível, sem cachos e nem ondulações. A pelagem para o Setter vermelho é acaju dourado e são toleradas uma marca branca no antepeito, garganta ou pequena estrela na testa ou cabeça. Já o Setter vermelho e branco apresenta a pelagem de fundo branco marcado com vermelho liso, sendo que o vermelho e o branco devem ser brilhantes.

Setter Vermelho e Branco

A origem do Setter Irlandês é muito antiga, datando muito anteriormente ao Setter Inglês. Não é muito esclarecida a história de suas origens. Acredita-se que o seu ancestral mais próximo seja o Pointer Espanhol, outras raças associadas é o Gordon Setter e, ainda, alguns entendidos da raça dizem ser originário de cruzamentos entre o Pointer Espanhol, Spaniel D’água Irlandês e o Terrier Irlandês. Um cão da ilhota de Emerald, reconhecido como o único “cão passarinheiro” com pelagem vermelha e branca, popularizou-se na Irlanda como “Red Spaniel”. Originalmente o Setter Irlandês apresentava pelagem vermelha e branca. O Setter vermelho se popularizou, mas somente na América é que estes animais começaram a ser selecionados para pelagem vermelha intensa, perdendo-se então a cor branca da pelagem. Nos dias de hoje, fora do Brasil podemos encontrar as duas variedades de pelagem. Foi no Século XIX que a raça teve sua primeira aparição com coloração vermelha intensa, quando o senhor Charles H. Turner fez importantes importações de alguns exemplares, marcando definitivamente o futuro da raça nas Américas.

Embora esta raça seja excelente para a caça, ela foi sendo desenvolvida, ao longo dos anos, como raça de show, devido a sua beleza incomparável e extrema inteligência para acompanhar e executar atentamente as ordens de seus donos, característica esta, essencial para animais que se apresentam em pista. Foi sendo deixado de lado a sua característica de “cão passarinheiro”, ficando presente apenas em poucos cães criados nos campos da Irlanda. Por causa disso acabou-se por se formar dois padrões, um pesado e mais corpulento utilizado em shows, e outro mais leve e ágil para caça. Atualmente, os exemplares da raça Setter Irlandês são muito requisitados nas provas de agility e na terapia com crianças doentes.

O Setter vermelho, também conhecido como “diabo vermelho” é de enorme energia, fogoso de busca rápida. Já o Setter vermelho e branco é mais calmo e sua pelagem tem a vantagem de se destacar mais facilmente da paisagem. Sua caça favorita é a galinhola e a perdiz. Seu aponte é flexível e firme, adora o pântano. São muito afetuosos e companheiros muito apreciados. A educação deve ser firme, mas sem brutalidade, pois são sensíveis. Os Setters para manterem seu equilíbrio físico e psicológico precisam gastar muita energia.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese