Schnauzer

0 Comments

Estes animais pertencem a grupo dos Lupóides, tipo Schnauzer.

País de Origem: Alemanha.

Existem três variedades desta raça, daí os nomes: Schnauzer gigante (Riesenschnauzer), Schnauzer médio (Mittelschnauzer), Schnauzer anão (Zwergschnauzer).


Quanto ao tamanho: o Schnauzer gigante: de 60 a 70 cm na altura da cernelha, o Schnauzer médio: 45 a 50 cm e o Schnauzer anão: 30 a 35 cm. 
Com relação ao peso: Schnauzer gigante: 30 a 40 Kg, Schnauzer médio: por volta de 15 Kg, Schnauzer anão: 4 a 7 Kg.


Os cães da raça Schnauzer apresentam cabeça alongada, focinho com pêlos alongados, formando como se fosse um bigode, daí a origem de seu nome (Schnauzer = focinho), e lábios pretos. As orelhas possuem inserção alta, com formato de “V”, apresentando dobra próxima à linha do crânio, entre as orelhas. Quando cortadas, são portadas eretas. Seus olhos são de tamanho pequeno e formato arredondado, com o qual acompanha uma vistosa sobrancelha. Seu corpo pode ser considerado com se estivesse inserido em um quadrado, apresentando pescoço de comprimento médio, elegante, com nuca arqueada, sem presença de barbela. Os membros encontram-se musculosos, de tamanho relativamente pequeno, com patas achatadas e unhas escuras. Os animais desta raça apresentam cauda de inserção alta, e como padrão da raça, esta é amputada logo nos primeiros dias de vida do animal. A pelagem do Schnauzer é considerada dupla, havendo um pêlo duro, áspero e denso, com o subpêlo menos denso. A máscara geralmente é mais escura que o restante da pelagem.

Em relação à coloração da pelagem são aceitos os seguintes padrões: preto puro e “sal e pimenta” para o Schnauzer gigante e médio, já para o Schnauzer anão as colorações preto, “sal e pimenta”, preto e prata, branco são aceitos.


Na Europa, há muitos anos atrás, quando estava completamente coberta de grandes bosques, o Schnauzer foi companheiro de viajantes de longos trajetos, sendo sua presença indispensável, uma vez que estes trabalhavam inspecionando o local por onde passavam, correndo ao lado dos cavalos, quase que em seus calcanhares, latindo furiosamente quando advertia algo suspeito. Foram denominados de “grifos de cavalariça” pois acompanhavam cavalos, carruagens e caçavam roedores nas cavalariças. É admirável a amizade que esta raça costuma sentir pelos cavalos. A origem do Schnauzer médio é pouco conhecida, sendo utilizado principalmente como caçador de animais nocivos. Já Schnauzer gigante é descendente provavelmente do cruzamento entre Schnauzer médio, Dog Alemão e o Boiadeiro de Flandres. Por fim, o Schnauzer anão foi obtido por volta de 1880, através de seleção dos indivíduos de menor tamanho.


O Schnauzer apresenta múltiplas qualidades: é forte, vigilante, muito robusto, rude, dinâmico, fiel, inteligentíssimo, apto para a defesa pessoal e companhia. Tem como característica comportamental a de ser um cão ativo, orgulhoso e dominador, sendo que a variedade gigante tende a ser mais calmo do que o anão. Dedicado e afetuoso, se adapta muito bem como um cão de família, sendo bastante agradável com crianças.

 

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese