Rottweiler

0 Comments

O Rottweiler pertence ao grupo dos cães Molossos tipo Dog.

O país de origem é a Alemanha.
Esta raça também é conhecida como Boiadeiro Alemão, Rottweilwer Metzgerhund, Cão de Açougueiro de Rottweil ou simplesmente Rott.

Apresenta estatura grande com peso de aproximadamente 50Kg nos machos e as fêmeas cerca de 42kg. Mede na altura da cernelha entre 58 a 63cm nos machos e nas fêmeas de 56 a 63cm.


Seu corpo é relativamente curto, compacto, vigoroso e robusto com aspecto atarracado. Possui proporções harmoniosas oscilando entre força, resistência e flexibilidade. A cabeça é medianamente longa com crânio largo. Os olhos são de tamanho médio, amendoados e de coloração marron escura. Nariz bem formado, largo e fossas nasais sempre pretas. O dorso do focinho é reto. Os lábios são sempre pretos com as bochechas musculosas. A dentadura é muito forte e em tesoura. A pele da cabeça forma rugas longitudinais quando o animal fica atento. As orelhas são pequenas e triangulares bastante distanciadas entre si. O pescoço é muito forte, redondo e largo, sem barbelas ou pele frouxa. Os membros são bastante musculosos com patas redondas e dedos arqueados e fechados, com unhas pretas. O tórax é amplo, largo e redondo, a garupa é ligeiramente arredondada, curta e larga. A cauda é implantada alta e cortada. A pelagem é curta, lisa, densa com pelos ásperos e pretos. Apresenta manchas de fogo bem delimitadas na região das bochechas, acima dos olhos, focinho, na face interna do pescoço, membros e sob a raiz da cauda.


Acredita-se que o Rottweiler, de origem remota, seja um cão molosso levado pelos romanos e descendente do Mastim do Tibete, tendo sido utilizado na época como cão de guarda e cão condutor de gado. Para outros, o Rottweiler é de origem puramente germânica descendente do cão Boieiro Bávaro.

Na Idade Média, na cidade de Rottweil, em Würtemberg, este poderoso cão era utilizado como cão de guarda e cão boiadeiro, ajudando na lida do gado. Era criado principalmente pelos açougueiros da época, daí também ser esta raça conhecida como “cão de açougueiro”.

O primeiro clube da raça apareceu em 1907. Em 1910 já reconhecido como cão oficial da Alemanha e foi utilizado pelo exército alemão na Primeira Guerra Mundial. Entretanto, sua reputação mundial começou apenas no início da década de 1970.


Embora o Rottweiler seja um animal com um temperamento muito forte e dominador é também equilibrado, espontâneo e tranqüilo, com caráter isento de inquietação, nervosismo, malícia ou falsidade. É famoso por sua coragem, tenacidade, obediência e incorruptibilidade. Sua presença dá uma sensação de força sossegada.

Extremamente paciente com crianças, dedicado ao dono, late somente quando necessário. Seu olhar denota suavidade e fidelidade absolutas. Apresenta notável inteligência, com extraordinária dedicação e devoção ao trabalho. Excelente guardião, intrépido, pode ser bem agressivo com estranhos. Requer uma educação firme, porém sem brutalidade. Pessoas que não estejam preparadas em ter um Rottweiler poderão criar um grande problema em suas vidas, pois com um cruel adestramento poderá ser criada uma perigosa fera. Esta raça não suporta ficar presa e necessita de muito espaço para exercícios.

 

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese