Respiração artificial e massagem cardíaca
Se por um curto período de tempo o cérebro do animal não receber o suprimento adequado de oxigênio devido a uma parada da respiração ou do coração poderá ocorrer duas coisas: ou o animal sofrerá danos irreversíveis ou, mais frequentemente, poderá acarretar na morte do animal. Nestes casos poderemos até salvar a vida do animal se aplicarmos as medidas que se seguem.
São as seguintes situações que poderão exigir uma respiração artificial ou massagem cardíaca: hemorragia intensa, traumatismo grave, principalmente na cabeça, envenenamento, inalação de fumaça, parada cardíaca, choque, asfixia, choque elétrico.
Uma observação importante é a de que somente faça estes procedimentos se for evidente que o animal esteja inconsciente com uma parada cárdio-respiratória e que a morte esteja iminente caso nada seja feito.
É importante salientar que se caso o quadro seja muito grave, até mesmo os socorros mais adequados feitos por um profisional poderão ser insuficientes para salvar a vida de um animal.
Respiração Artificial
Caso o animal tenha parado de respirar, faça imediatamente o seguinte:
– Deite-o de lado, puxe a língua para fora e desobstrua as vias respiratórias.
– Com uma da mãos ao redor do focinho e mantendo a boca do animal fechada, sopre as narinas com sua boca até que o peito do animal se expanda (respiração boca-a-focinho).
– Retire a boca até que os pulmões esvaziem.
– Repita este procedimento umas 15 vezes por minuto (conte aproximadamente até 4 entre uma soprada e outra).
– Se o coração não estiver batendo, faça massagem cardíaca juntamente com a respiração artificial (ver abaixo).
– Procure um veterinário o mais depressa possível.
Massagem Cardíaca
Quando o coração do animal pára de bater, este quadro também influi na coloração das gengivas, as quais deixam o seu tom róseo normal para um tom pálido ou azulado. Faça o seguinte se perceber que o coração do animal parou de bater:
– Deite o animal de lado, de preferência com o lado direito para baixo e com a cabeça mais baixa que o corpo. Segure o peito logo pós o membro anterior com o polegar de um lado e os outros 4 dedos do outro lado, se o animal for pequeno. Se o animal for de porte médio, faça a massagem com uma mão de um lado e a outra do outro. Se for de porte grande ou obeso, deite o animal de costas no chão e faça a massagem com ambas as mãos (uma em cima da outra), sobre o esterno (osso que está no meio do peito).
– Em qualquer dos casos acima aja com vigor (mas não com violência) tentando impelir o sangue para o cérebro. Se não houver nenhum ferimento no animal na região torácica, não se preocupe em estar machucando o animal.
– Repita esta operação de 80 a 120 vezes por minuto. Nos animais pequenos o coração bate mais depressa que nos animais maiores, leve esta informação em consideração.
– Faça a massagem cardíaca durante 15 segundos aproximadamente, em seguida faça 10 segundos de respiração boca-a-focinho (ver acima).
– Verifique o batimento cardíaco. Continue a fazer a massagem cardíaca até o batimento normalizar, quando isso acontecer, preocupe-se com a respiração.
– Procure urgentemente um veterinário.
Lembre-se: este tratamento é o chamado tratamento heróico. Muitas vezes, apesar de todos os esforços não se consegue salvar o animal, porque quando o quadro chega a este ponto sempre poderemos considerá-lo extremamente grave. Entretanto, faça o que puder e caso não tenha êxito, não se culpe, pois foi tentado de tudo.