Ragdoll

0 Comments

O Ragdoll foi criado e batizado pela criadora norte-americana Ann Baker, no início da década de 60, a qual patenteou o nome da raça de gatos Ragdoll, obrigando qualquer pessoa a lhe pagar royalties quando comercializasse a raça. Ann afirmava que esses gatos eram fruto da engenharia genética, mas na verdade, a raça foi desenvolvida por ela mesma a partir de uma gata chamada Josephine, muito parecida com um Angorá, e depois com a introdução de gatos com características do Sagrado da Birmânia.

O reconhecimento da raça veio em apenas em 1965, por uma entidade de pequeno porte, a National Cat Franciers Association (NCFA).


A pelagem é longa, sedosa e mais densa em volta do pescoço.Existem atualmente três padrões de coloração, o Seal Point, o Mitene e o Seal Point Bicolor. O Seal Point é um exemplo da variedade Colour Point, e temos os Point Azul, Point Chocolate e o Point Lilás, sendo todos idênticos em suas manchas, diferindo simplesmente na respectiva coloração.

Já os gatos com padrão de coloração Mitene, distinguem-se pelas “botas” (“mitenes”, daí sua designação) de cor branca. Nas patas dianteiras, as botas devem igualar-se no tamanho e não ir além do ângulo da pata e da perna. As “botas” brancas traseiras continuam até os jarretes; peito e ventre, desde o pescoço à cauda, os quais também são brancos.

Por fim, os gatos com padrão de coloração Seal Point Bicolor possuem uma pelagem branca no peito, ventre e patas não podendo esta se estender às áreas marrons.

Os olhos são grandes e ovais com coloração azul-escura. O corpo é longo e musculoso, com peito amplo e pescoço curto e reforçado. A forma “V” na face é uma característica importante.


Os gatos desta raça são grandes e levam cerca de três anos para crescer completamente e a coloração característica do adulto.


Os Ragdolls apresentam cabeça de tamanho médio com crânio achatado entre as orelhas, possuindo bochechas e queixo bem desenvolvidos. As orelhas são de tamanho médio, bem espaçadas e ligeiramente viradas para frente.

O nome Ragdoll, ou “boneca de trapos”, foi dado devido ao total relaxamento com um fraco tônus muscular. Apresenta um temperamento calmo e dócil, não gostando de muita agitação e barulho.

Convive muito bem com outros gatos e cães. É muito afetuoso, gosta de companhia e detesta solidão. Não é barulhento e vive muito bem em apartamentos.

É um gato considerado de tamanho grande, é sólido, musculoso e potente com peso variando de 4 a 9 kg.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese