Radiologia

0 Comments

A Radiologia é uma importante modalidade de diagnóstico na clínica veterinária. É um método seguro, não invasivo e se baseia na radiação ionizante para investigar uma determinada estrutura através de uma imagem, a qual é denominada de chapa radiográfica.

Muitas importantes decisões de condutas médicas e cirúrgicas são tomadas diante de uma chapa radiográfica.

Dentre as várias possibilidades de utilização do raios-X num atendimento clínico, destacamos as seguintes:

Ossos e Articulações:
O exame radiológico neste caso é de extrema importância pois detecta fraturas, luxações, distúrbios metabólicos ou de crescimento, tumores ósseos; alterações ao nível de coluna vertebral, tais como espondilites e espondiloses, dentre outras. Pode também ser utilizado na observação do crânio para detecção de sinusites, neoplasias, avaliações dentárias, etc.

Região Torácica:
Pelo método radiológico podemos avaliar no tórax alterações pulmonares como, por exemplo, edemas, hemorragias, tumores, pneumonias, etc. Ainda pode ser feito exame da traquéia, esôfago, obstruções por corpos estranhos. Importante também na observação da silhueta cardíaca para auxílio de diagnóstico no tratamento de doenças cardíacas, dirofilariose, etc.

Região Abdominal:
Neste caso o exame radiográfico permite avaliar obstruções por corpos estranhos, ascite e várias patologias digestivas; alterações ao nível de fígado, rins, baço, etc.

Sistema Urogenital:
As radiografias são muito úteis na observação de patologias uterinas, ovarianas, verificação de prenhez e até da contagem de fetos no final da gestação. Também usada na detecção de patologias urinárias, ao nível de vesícula urinária, cálculos, rins e mesmo prostatites, etc.

Enfim, as radiografias são métodos simples e rápidos para o exame dos animais e o diagnóstico de muitos sintomas e doenças. Mesmo considerando que a ultra-sonografia tenha melhorado muito a capacidade de diagnóstico por imagem, o raios-X abdominal podem fornecer informações adicionais através de uma visão panorâmica e permitir o exame de tecidos que passam ocultos do feixe ultra-sônico por osso ou gás.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese