Ração seca ou úmida? Qual é a melhor?

0 Comments

Escrito por: Dr. George Schmalz

Os cães são animais que estão em constante contato conosco, seres humanos, e, por isso, o mercado pet vem crescendo a cada ano em todo mundo. O Brasil, segundo pesquisa, está em segunda colocação no crescimento do ramo. Sabendo disso, muitas empresas se fixaram no mercado, levando qualidade de vida para os animais, principalmente no que diz respeito à alimentação. A diversidade das rações é enorme atualmente, sendo então, estas, classificadas de acordo com a exigência de cada animal.

As rações estão ligadas diretamente à saúde do pet como um todo. É sabido que, com uma alimentação totalmente equilibrada e de excelente qualidade, o cão poderá gozar de uma ótima saúde e longevidade. Não é difícil encontrarmos na rotina médica-veterinária, o tutor ter dúvidas sobre qual ração comprar para o seu animal de estimação, visto a grande variedade do mercado. Uma das perguntas mais comuns é a dúvida na hora de escolher entre a ração seca ou úmida. Diferença principal entre essas duas apresentações é em relação a umidade da ração. Ao contrário do que muita gente pensa, não existe grande diferença de qualidade no que se refere ração seca ou a ração úmida, visto que ambas podem possuir um excelente valor nutritivo. Assim como qualquer produto, existem vantagens e desvantagens oferecidas, fazendo com que o tutor opte pela que melhor o animal se adapte.

Vantagens da Ração Seca

A ração seca é a mais comum a ser encontrada, como também a predileta de compra dos proprietários de cães, visto que normalmente são mais em conta e duram mais. Uma das grandes vantagens é poder deixar a ração no pote durante o dia inteiro, sem que estrague. As rações secas têm por finalidade fazer a limpeza dos dentes dos cães no momento da alimentação, tentando evitar o acumulo de tártaro.

Desvantagens da Ração Seca

A desvantagem desse tipo de ração é a dificuldade que certos animais podem ter no momento da ingesta, principalmente os idosos. A falta de alguns dentes pode causar a mastigação insuficiente, acarretando em má digestão.

Porém existem rações mais macias para cães idosos ou com problemas dentários.

Vantagens da Ração Úmida

A grande vantagem da ração úmida é sua palatabilidade, bem superior às rações secas, sendo a predileta dos cães. Um fator também bastante importante é a quantidade de líquido que vem na ração. Em ambientes muito quentes, a ração contendo mais líquido poderá ajudar a evitar problemas renais futuros. Este tipo de apresentação também é indicado para animais que ingerem pouca quantidade de água. Sempre verifique a quantidade de sódio da ração.

Fonte: Tudo Sobre Cachorros

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese