Poodle

0 Comments

Cães desta raça pertencem ao grupo dos Bracóides.

País de Origem: França.

Apresentam quatro tamanhos principais: o Grande com 20 Kg de peso e altura na cernelha entre 45 a 60 cm, o tamanho Médio com cerca de 10 Kg e medindo de 35 a 45 cm, o Anão com 7 Kg e altura variando entre 28 a 35 cm e finalmente o tamanho Miniatura ou Toy, que possui cerca de 4 Kg de peso e altura com menos de 28cm.


Estes cães apresentam cabeça retilínea, proporcional em relação ao corpo, sendo seu crânio ligeiramente convexo e seus lábios secos, com focinho sólido, porém sem ser pontudo. Apresentam orelhas longas, pendentes ao longo das bochechas, inseridas no prolongamento de uma linha que passa pelo canto distal dos olhos. São consideradas achatadas, com pontas arredondadas, alargando logo após a inserção. São revestidas por pêlos ondulados e longos. Os olhos caracterizam-se pela inserção ligeiramente oblíqua, de forma amendoada, podendo ser observadas as seguintes tonalidades: preto, castanho e marfim escuro.


Em relação ao corpo, o cão da raça Poodle apresenta seu comprimento maior quando comparado à altura da cernelha dando harmonia, leveza e movimento saltitante. O pescoço apresenta-se bastante sólido, levemente arqueado após a nuca, com ausência de barbela. Seus membros são caracterizados pela presença de boa ossatura, musculatura bem desenvolvida, sendo os anteriores retos e paralelos entre si. Os dígitos são ligeiramente arqueados, com coloração de unhas variável. Já os membros posteriores, devem ser paralelos entre si, porém com uma certa angulação entre as articulações coxo-femural, tíbio-femural e tíbio-tarsiana. A cauda é caracterizada como sendo de inserção alta, podendo ser amputada (deixando-se um-terço da cauda), ou não.


A pelagem do Poodle é classificada como sendo em forma de anéis, ou em forma de cordões. A forma de anéis possui textura fina, crespa, espessa, com comprimento uniforme, formando anéis ao longo do seu desenvolvimento. Já a pelagem em forma de cordões, também possui textura fina, é abundante, porém ao crescer, forma cordões curtos de pequeno diâmetro. As cores do pelame são: preto, branco, marrom, cinza e abricó, sendo que o pelame das três últimas cores deve ser uniforme.


No passado, estes cães eram reconhecidos por sua grande habilidade como cão de busca, sendo muito usado como cão resgatador, buscando a caça abatida por seu dono, daí seu nome de origem: “chien à cane” (cão de caça de patos), ou “canichon”, sendo que este último termo originou Caniche, outra forma pela qual esta raça é conhecida.


Estes animais pertencem a uma das raças mais espertas e inteligentes. É ativo, brincalhão, esportivo, extrovertido ao extremo, na verdade é considerado a alegria de viver encarnado. Pode ser bem obediente e dócil desde que sua educação seja firme, caso contrário poderá tornar-se um animal difícil.

Embora tenha conservado suas qualidades de caça, nadando e farejando muito bem, atualmente este animal é um agradável cão de companhia. É sociável e adapta-se com facilidade, porém são cães extremamente possessivos, não gostando de ficar sozinhos.

 

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese