Persa

0 Comments

Até os dias de hoje, a origem da raça Persa não foi absolutamente elucidada. Existem várias versões sobre a proveniência destes gatos. Uma delas seria de que o primeiro exemplar da raça tenha chegado à Europa junto ao explorador italiano Pietro della Valle, em meados do século XVI.

A segunda versão seria de que o naturalista francês Nicolas Fabri de Peirese, em 1630, foi quem introduziu o primeiro exemplar da raça Persa, oriundo da Turquia. Já uma terceira versão atribui a origem da raça como descendente de uma raça de gatos nativos do planalto da Ásia Central, que se estende do Tibet a Mongólia.
O gato Persa continua sendo o mais criado da gatofilia norte-americana. Apesar desta raça estar tendo uma queda na atualidade entre criadores de gatos dos Estados Unidos, seu domínio é ainda absoluto.
Estes gatos apresentam cabeça redonda e maciça, sendo que seu crânio é largo e redondo e o nariz curto e largo. Possuem uma mandíbula larga e forte. As orelhas são pequenas e arredondadas nas pontas e muito espaçadas. Os olhos são grandes, redondos e espaçados podendo ser azuis, safiras ou alaranjados. O corpo é maciço com membros curtos e porte aristocrático. A pelagem é longa, densa, fina, macia, sedosa e frágil, o que exige uma escovação diária para que não fiquem emaranhados e formem nós. O sub-pêlo apresenta-se fino e alongado. Existem atualmente as seguintes cores de gatos Persas: branco, vermelho, lilás, azul, chocolate, preto, entre outras combinações.
O gato Persa é calmo, muito preguiçoso e por isso vive muito bem em apartamentos. Não é agressivo, é sociável, muito afetuoso e com grande ligação com seu dono.

São animais de hábitos serenos, de temperamento pacato e dócil, preferindo um ambiente seguro e tranqüilo. Eles adoram se exibir fazendo poses e ficando nas janelas ou naquelas cadeiras confortáveis.

Vive perfeitamente bem com outros gatos, cães e crianças. Entretanto mostra-se distante com estanhos e suporta bem a solidão. Mia muito raramente e sempre de forma discreta.
Outros nomes que o gato da raça Persa apresenta: Longhair, Persian.

 

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese