Pastor de Shetland

0 Comments

O país de origem é a Grã-Bretanha.

O nome de origem é Shetland Sheepdog, mas também recebe os nomes: Sheltie, Shetland Collie, Collie Anão.
 
O tamanho do macho é desejável que seja entre 36 a 40cm na altura da cernelha e na fêmea de 34 a 38cm. O peso varia de 5 a 10kg.
Como seu nome indica, este pequeno cão de pastoreio é oriundo das ilhas de Shetland, ao norte da Escócia.
 
É provável que tenha surgido através dos cruzamentos das raças Collie Escocês, o Yakkin Islandês, cão dos baleeiros da Groelândia e o Spitz, companheiro dos pescadores escandinavos.Recebeu o apelido de Sheltie porque é muito parecido com o Collie de pelo longo em miniatura. Foi criado um clube nas Shetland em 1908 e na Inglaterra a introdução dessa raça foi no final no século XIX.
Sabe conduzir muito bem as ovelhas, mesmo nos rebanhos bastante numerosos. Demonstra muitas vezes superioridade no pastoreio até sobre outras raças de maior estatura.
 
Ainda que o tipo ideal seja semelhante ao Collie de pelo longo, o Pastor de Shetland tem como sua característica mais notável a perfeita harmonia do crânio, focinho, estatura, porte, dimensões, cores, situação dos olhos, assim como a correta posição das orelhas. Possui andadura ligeira, graciosa, veloz, desembaraçada e muito poderosa em relação a sua estatura.
 
O Pastor de Shetland apresenta cabeça alongada, triangular, crânio chato e stop pouco pronunciado. São pretos os lábios, contorno dos olhos e trufa. Os olhos são amendoados, oblíquos, mais freqüentemente de coloração marron escura, porém nos exemplares de manto blue merle é permitida a cor azul dos olhos. A orelhas são pequenas, eretas e dobradas para frente. Seu pescoço é músculos e bem arqueado. O corpo apresenta dorso reto e de comprimento ligeiramente mais longo que a altura da cernelha. Os membros apresentam ossatura forte com dígitos arqueados e bem fechados. A cauda possui inserção baixa, pelagem abundante, com pequena curvatura para cima. O pelo é com dupla textura, composto com um pelo de cobertura longo, duro e reto e um subpelo suave, curto e espesso. A pelagem pode ser tricolor com preto intenso, marcas de fogo e branco; os de pelagem zibelina são claros, sombreados, desde o dourado pálido até o acaju intenso e os de pelagem azul merle com tons de azul claro prateado, manchado e marmorizado em preto, preto e brando e preto e fogo.
 
É uma raça que reúne em elevado grau beleza, vivacidade e inteligência. O Sheltie demonstra afeto e obediência ao dono, porém reservado com estranhos sem demonstrar excessos de nervosismo, jamais medroso e ladrador. De índole terna é fidelíssimo ao dono. Vigilante e ativo, se não for criado solto necessita de passeios diários. Embora sua origem seja a de uma raça de pastoreio, atualmente também é um cão de companhia. Sua pelagem necessita de escovação no mínimo duas vezes por semana, porém deve-se evitar dar banhos muito freqüentes, no máximo uma vez por mês.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese