Pastor Alemão

0 Comments

O Pastor Alemão pertence ao grupo dos Lupóides.

País de Origem: Alemanha.

Outros nomes: Pastor de Alsácia, Cão Lobo e Lobo de Alsácia.
Com relação ao peso, os machos oscilam entre 30 a 40 Kg e as fêmeas entre 20 a 30 Kg.


Os animais desta raça apresentam cabeça em forma de cunha, sendo que o comprimento do crânio equivale ao comprimento do chanfro nasal (focinho). Possuem o focinho em forma de cone, alongado, com chanfro alongado e lábios secos. As orelhas devem ser moderadamente pontudas, bem implantadas, largas na base, voltadas para frente. Orelhas muito pequenas, muito grandes, de inserção baixa, aberta, não firme, caída ou operada são indesejáveis.Os filhotes só irão apresentar orelhas eretas a partir do 4º ao 6º mês de idade e algumas vezes ainda mais tarde. Apresentam olhos de tamanho médio, amendoados, implantados obliquamente e nunca salientes. A sua cor deve ser a mais escura possível. Esta raça possui corpo de tamanho médio, com musculatura e ossatura bem desenvolvidos, garupa longa e ligeiramente oblíqua.


O Pastor Alemão deve ser um animal mais longo que alto, mediano, com altura, medida na cernelha, entre 55 a 60 cm para as fêmeas e 60 a 65 cm para os machos.O pescoço deve ser forte, musculoso, bem torneado, oferecendo uma ligação harmônica entre cabeça e tronco completamente livre de dobras ou peles soltas em sua parte inferior. Com relação aos membros apresentam os anteriores retos, paralelos e secos, já os membros posteriores apresentam-se ligeiramente inclinados para trás. A cauda deve apresentar forma de tufo, levemente angulada, devendo a última vértebra alcançar, no mínimo, a ponta do jarrete e usualmente ainda mais baixo.


Estes animais apresentam pelagem dupla, ou seja, sub-pêlo e sobre-pêlo, sendo que quantidade de sub-pêlo vária conforme a estação do ano e o tempo de vida ao ar livre. Entretanto, deve estar sempre presente, a fim de protegê-lo da água, temperaturas extremas e insetos. Existem três tipos de sobre-pêlo: pêlo rijo normal: caracterizado por alta densidade, composto por fios retos e pouco flexíveis, seu comprimento em média é de 5,0 cm; pêlo rijo comprido: considerados fios mais alongados, mais flexíveis e menos rebeldes, e por fim, o pêlo comprido: sendo este mais alongado, mais sedoso e ondulado, repartindo-se normalmente em dois ao longo da linha de dorso, caindo para os flancos.


Em relação à coloração do pelame, exceto o branco, todas as cores são permitidas no cão Pastor Alemão, ou seja, preto, cinza-ferro, cinza ou unicolor ou com partes marrom, amarelo, bege e cinza claro, capa-preta e todas as suas variações. Em todos esses tipos, uma pequena mancha branca no peito não é sinal de defeito. O sub-pêlo é, com exceção dos animais pretos, sempre levemente coloridos. A coloração do filhote é somente definida no momento que aparece o sub-pêlo definitivo.


Estudiosos afirmam que a ancestralidade do Pastor Alemão atual pode ser comprovada pela semelhança entre estes e fósseis de cães que teriam vivido na Idade do Bronze e, na Alemanha, entre os séculos XII e XIII.


Por volta do século XIX, na Alemanha, foi realizada uma seleção de animais, a partir de cães pastores alemães do Centro e do Sul da Alemanha, com a finalidade de obter um cão com aptidões bastante definidas. Foi durante a Primeira Guerra Mundial que o Pastor Alemão teve oportunidade de mostrar suas qualificações, detectando gases de combate, sentinelas, auxiliando na prestação de serviços.


O cão da raça Pastor Alemão é reconhecido por sua extrema obediência e fidelidade, o que o leva a ser utilizado em atividades de guarda, guia para cegos, cão de pastoreio, farejador, resgate, companheiro e policial. É ponderado, autoconfiante, corajoso, dócil, alegre, vigilante e dotado de um ótimo faro. Suporta mal a solidão e precisa de espaço para exercitar-se Por todas estas características, esta raça tornou-se o arquétipo do cão de utilidade. Além disso, graças a sua estética e adaptabilidade é considerada a raça número 1 da cinofilia mundial.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese