Obesidade Cães e Gatos

0 Comments

No Brasil, a estimativa é que 30% dos cães e 25% dos gatos sejam obesos. Má alimentação, sedentarismo, castração e predisposição genética são os vilões do sobrepeso. Assim como nos seus donos, a obesidade é um distúrbio grave em animais: é fator de risco para problemas respiratórios e cardiovasculares e ainda predispõe a dores nas articulações.

MÁ ALIMENTAÇÃO
Em que os donos erram: petiscos e refeições desbalanceadas estão entre os problemas mais apontados como causa da obesidade, sobretudo a canina. Também é comum abusar de biscoitos, bifinhos e ossinhos, como se eles não fossem calóricos (e são).

SEDENTARISMO
Em que os donos erram: cada vez mais confinados, os animais acompanham o estilo de vida do dono. Mal saem de casa – se o fazem, é só no momento das necessidades – e passam praticamente o dia todo deitados ou dormindo. Quanto mais eles engordam, mais sedentários ficam, já que a dificuldade de se locomover aumenta.

CASTRAÇÃO
O que muitos donos não sabem: cães e cadelas castrados apresentam o dobro da probabilidade de se tornar obesos. Nos gatos castrados, o risco de se tornarem obesos é de três a quatro vezes maior.

PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA
Em que os donos erram: cães de algumas raças, como labrador, golden retriever, collie, cocker spaniel, beagle e dachshund, têm predisposição a engordar.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese