Manx

0 Comments

Existem várias histórias que tentam explicar a origem do Manx. A primeira delas é uma lenda que conta que este gato haveria perdido a cauda quando Noé fechou as portas da Arca, às pressas.

A segunda versão, obviamente a mais aceita, seria de que esta raça chegou à Ilha de Man, há aproximadamente 300 anos atrás, juntamente com comerciantes que vinham do Extremo Oriente, e que o isolamento da ilha permitiu que as características da raça se mantivessem até os dias de hoje, particularmente a ausência da cauda. Registros encontrados na ilha dizem que o Manx é resultado de uma mutação que pode ocorrer em gatos domésticos, porém, outros afirmam que pode ter origem no Inglês de Pelo Curto.


Esta raça é marcada pela forte consangüinidade da população felina da Ilha de Man, da qual provavelmente ocasionou a mutação genética, produzindo este animal sem cauda.


Desde que o gene dominante da falta de cauda esteja presente, as crias portadoras do gene podem ter uma cauda completa (longies), uma cauda curta, residual (rumpy riser), ou não ter cauda nenhuma (rumpies). Segundo especialistas, é possível que em uma única ninhada encontremos todos estes tipos de cauda.


O gato da raça Manx é muito resistente, embora alguns exemplares possam nascer com defeitos potencialmente letais na bexiga e nos intestinos. Justamente por isso, só é vendido após os quatro meses, idade limite para o aparecimento destes defeitos.


O gato da Ilha de Man possui o dorso mais curto que o do gato europeu, porém é mais largo nos lados. Ele tem as patas traseiras bem mais compridas que as dianteiras, o que o obriga a saltar um pouco como os coelhos.

Apresenta cabeça larga e redonda, com lábios bastante desenvolvidos e bigodes grandes. Possui orelhas de tamanho médio e bem separadas por uma pelagem espessa. Os olhos são grandes e redondos. Costuma ser um animal compacto e de aspecto redondo devido à ausência da cauda.

A pelagem é curta, densa e dupla com subpêlo muito espesso. Nos Manx, as variantes de pelame reconhecidas são as seguintes: Branco (olhos: azuis, cobre, ou de cores diferentes), Azul, Preto, Vermelho, Creme, Shaded Silver, Chinchila Silver, Fumado Preto, Fumado Azul, Silver Tabby, Silver Tabby Tigrado, Tabby Vermelho, Tabby Vermelho Tigrado, Tabby Castanho, Tabby Castanho Tigrado, Tabby Azul, Tabby Azul Tigrado, Tabby Creme, Tabby Creme Tigrado, Tartaruga, Calico (branco com preto e vermelho), Dilute Calico (branco com azul e creme), Azul-Creme, e bicolores.


Esta raça tem um ótimo caráter e se adapta perfeitamente a qualquer situação. É um excelente caçador, robusto, vivo e muito ligado ao seu dono. É sociável, aceita bem outros animais e é muito paciente com crianças.


Nome de origem: Man’s Cat e também é conhecido como Gato da Ilha de Man.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese