Maine Coon

0 Comments

Originária do estado de Maine, nos Estados Unidos, esta raça é resultante do cruzamento de gatos russos e escandinavos com os gatos de pêlo curto americano. A apresentação desta raça ocorreu no New York Cat Show, em 1860, tendo passado por um período de relativa obscuridade quando os gatos Persas foram introduzidos nos Estados Unidos.

Atualmente o poder de sedução desta raça ultrapassa seu país de origem até em países pouco abertos a influência americana como a França e Grã-Bretanha. Na França este gatão ianque já está em 4º lugar na Federação Felina Internacional, superado apenas pelo Persa, o felino mais criado de todos os tempos, o Siamês e o Chartreaux.

O destaque que esta raça vem tomando no universo felino deve-se a uma série de características, dentre elas o seu porte gigante, no mínimo 50% a mais que um gato Persa, seu aspecto selvagem, sua bela pelagem, que por apresentarem pêlos mais grossos que as do Persa, por isso mais fácil de ser mantida e por formar menos nós.


O Maine Coon é um gato que apresenta um corpo bem definido, coberto por um manto espesso e sedoso, o qual é uma característica original de sua pelagem, semelhante à do guaxinim, que em inglês é conhecido como “coon”.

Possui cabeça grande, porém pequena em relação ao corpo, com nariz de comprimento médio; orelhas altas, largas e cheias de pêlo; olhos grandes e ligeiramente oblíquos, podendo ser verdes, dourados ou cobre; cauda longa com um comprimento igual ao do corpo.


Estes gatos são bastante sociáveis até com pessoas estranhas sendo considerados gatos excepcionalmente adaptáveis a pessoas e animais, muito embora gostem de ser dominantes dentro do seu território.

É disposto, gentil, aprende facilmente, sensível, com extrema docilidade, independente e autoconfiante. Apresenta uma altivez que se contrasta com seu aguçado senso de humor. Adora explorar novos espaços, é um bom escalador e possui exímio instinto caçador, para isso, sugere-se ter locais apropriados tais como um grande jardim. Costuma ser muito afetuoso aos seus donos, gostando de sempre ser acariciado.


É um animal de tamanho grande com peso de 4 a 10 kg. 
Também pode ser conhecido como Maine Shag.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese