Labrador

0 Comments

O cão Labrador pertence ao grupo dos cães cobradores ou recolhedores de caça.
O país de origem é a Grã-Bretanha.
É também conhecido como Labrador do Retriever, Retriever do Labrador ou Cão de Saint Jones.
É considerada uma raça canina de estatura grande com peso variando de 25 a 30Kg. A altura ideal para os machos é de 55 a 57cm e nas fêmeas entre 54 e 56cm.

O Labrador é um cão de aspecto geral robusto, curto, sólido, fortemente constituído, de aspecto desembaraçado. O cão, tanto no trem dianteiro, como no traseiro, não deve parecer muito largo ou muito fechado, deve mover-se com facilidade. Apresenta cabeça bem proporcionada, larga e redonda, focinho potente, maxilares fortes, nariz amplo. Os olhos são de dimensões médias de coloração castanha a avelã. As orelhas são tombadas e de tamanho médio, fixadas para trás. Pescoço colocado firmemente entre os ombros, forte e musculoso, tórax amplo. Corpo potente, bem equilibrado, lombo largo e robusto, garupa bem desenvolvida. Os membros são musculosos, com boa ossatura e patas redondas. A cauda é grossa na base e afinando progressivamente até a extremidade, de aspecto arredondada e descrita pela expressão “cauda de lontra”. A pelagem vai do amarelo creme claro ao ruivo, preta e achocolatada, sendo aceita a presença de pequena mancha branca no peito. Apresenta pelo duro ao tato e sem ondulação com subpelo resistente à água.

O Labrador foi introduzido na França em 1896 e, em 1911, foi fundado o Retriever Club de France. É originário do Canadá, descendente do cão de Saint Jones, que vivia na ilha de Terra-Nova, no séc. XVIII. Na Inglaterra, porém, após cruzamentos com outras raças principalmente com o Pointer, a raça Labrador foi definitivamente fixada no início do séc. XX.

O Labrador é um dos mais difundidos dos Retrivers e sua popularidade como cão de companhia se deve principalmente pelo caráter excepcionalmente equilibrado. É um ótimo cão de caça e cão de assistência (guia para cegos), e também atualmente utilizado como cão farejador de drogas. Apresenta faro extremamente apurado, nada muito bem, ótima memória visual, recolhendo toda a caça tanto em terra quanto na água.

Ele tem a capacidade de memorizar o ponto de queda de várias aves abatidas. Ótimo e tenaz rastreador e farejador de caça. É ágil, ativo nunca agressivo, mas pelo fato de ter uma tendência em ser teimoso exige educação firme, porém com suavidade. Não suporta a solidão e necessita de exercícios diários para manter seu entusiasmo sob controle.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese