Introdução

0 Comments

A vida dos cães e dos gatos tem se tornado muito mais longa nos últimos anos por várias razões tais como o progresso da terapêutica e utilização dos medicamentos adequados, vacinações regulares com vacinas mais eficazes, as quais controlam as doenças infecto-contagiosas, a alimentação cada vez mais aperfeiçoada, as visitas regulares aos veterinários, etc.

Hoje em dia mais do que nunca, nossos animais de estimação gozam de mais segurança, vivendo até dentro de casa, muitas vezes longe dos riscos de acidentes de trânsito, traumas em geral e brigas com outros animais. Inclusive os proprietários também começaram a se conscientizar de uma posse mais responsável de seus animais, procurando controlá-los de uma forma mais segura através de confinamentos adequados, ou mesmo a utilização de guias durante os passeios. Tudo isso tem colaborado diretamente no aumento da expectativa de vida.

Entretanto, é indispensável que estejamos a par de medidas de emergência que se devem tomar quando é preciso prestar os primeiros socorros. Quantas vidas de animais não se veriam livres de complicações ocasionadas por cortes, fraturas, envenenamentos, queimaduras e outros acidentes, se houvesse no momento oportuno alguém que pudesse prestar-lhes os devidos cuidados!

Os Primeiros Socorros para Cães e Gatos tem o intuito de auxílio, de dar uma primeira noção ao proprietário de cães e gatos do que fazer num momento de emergência, enquanto não se consegue localizar um veterinário de confiança.

Esta seção foi organizada e elaborada pela Policlínica Veterinária de Cotia através da experiência de vários anos de trabalho complementada por alguma consulta a livros, de forma que o assunto fique didático e mais simples para ser consultado. Agradecemos a todos que queiram nos enviar qualquer critica ou sugestão que nos ajude a melhorar este tema.

 
Obviamente não se tem a pretensão de esgotar todos os assuntos e muito menos de, com estas breves informações, dispensar o exame clínico do paciente e a completa atenção e experiência de um atendimento veterinário.

A profissão de Médico Veterinário pode ser considerada como uma profissão de verdadeiros heróis, pois nos deparamos com praticamente todas as doenças que possam surgir num paciente que além de não falar e não se queixar, ocorre o agravante de envolver qualquer espécie animal. Na verdade este desafio acaba se tornando uma satisfação para quem gosta do que faz.

 
Mais uma vez para que fique bem claro: os objetivos dos Primeiros Socorros aqui descritos estão relacionados com aquelas situações inesperadas de emergências, tendo como finalidade básica de abranger as seguintes situações:

– de preservar a vida do animal,

– diminuir a dor e o sofrimento,

– de se evitar outros ferimentos,

– de favorecer a recuperação e, finalmente,

– de transportar o animal com segurança, segurança esta para o animal e para o proprietário, a fim de receber o tratamento de um profissional.

 

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese