Golden Retriever

0 Comments

Estes animais pertencem ao grupo dos Bracóides, cães recolhedores de caça.
Outros nomes pelo qual também podem ser conhecidos: Retriever Dourado e Golden Flat-coat.
País de origem: Grã-Bretanha.
O tamanho nos machos está entre 56 a 57 cm e nas fêmeas, de 54 a 56 cm e seu peso oscila em torno de 20 a 30 Kg.

Os animais desta raça apresentam cabeça larga e arredondada, com crânio largo e focinho de tamanho médio, largo na base, afilando discretamente em direção à extremidade. Seu pescoço apresenta musculatura bem desenvolvida, sem barbela. Os membros anteriores retos, com boa ossatura, ombros bem articulados, escápulas longas, com úmeros de comprimento igual, apoiando as patas dentro da projeção vertical do corpo. Tronco curto, peito profundo. Os membros posteriores fortes e musculosos com jarretes bem curtos. As patas são como as do gato. A cauda é inserida e portada no nível do dorso, alcançando o nível dos jarretes, sem enroscar na ponta. A pelagem é dupla, reta ou ondulada, bem cheia e densa, os subpêlos resistentes à água. Quaisquer tonalidades de dourado ou creme são aceitas, mas são indesejáveis o vermelho e o mogno. Alguns fios de pêlo branco são permitidos, somente no antepeito.

O cão Golden Retriever (“Golden” que significa dourado e “Retriever” que recolhe) é uma raça originada da mesma fonte que o Labrador Retriever, porém modificada por diversos cruzamentos, provavelmente com o Retriever de pêlo chato, proveniente do cruzamento do Terranova com os Spaniels d’água da Escócia. Ainda segundo alguns, utilizavam-se na Escócia cães pastores amarelos provenientes do Cáucaso, os quais eram recolhedores de caça e as traziam quando feridas. Acredita-se que o cruzamento destes cães pastores amarelos do Cáucaso com o Bloodhound teria produzido o Golden Retriever.

Este cão está gozando de grande popularidade em todo o mundo atualmente, é considerado como ótimo cão de companhia e para quem gosta de cães de porte grande é um fascinante companheiro.

É resistente, vigoroso, potente, de excelente olfato tanto na água quanto na terra. É menos metódico do que o Labrador, mas excelente e tenaz rastreador, inclusive recolhendo otimamente a caça na água.

Desprovido de agressividade, late pouco, meigo, sensível, calmo e equilibrado. Tem uma excepcional memória. É excelente para atividades físicas como o agility e está sempre pronto a agradar e obedecer. Pelo seu apurado olfato, também é muito usado para farejar drogas. Pelo fato de apresentar um temperamento muito equilibrado é também utilizado como guia para cegos.

Apesar do grande porte há também quem os crie em apartamentos, obviamente levando-os para se exercitar diariamente. Não é considerado um bom cão de guarda.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese