Assine nossa Newsletter


Esta matéria é um alerta aos donos, não se trata de um possível diagnóstico ou menos ainda um roteiro para auto-medicação.

Caso você perceba um forte e desagradável cheiro em seu cão mesmo após os banhos, ou perceba que ele começou a esfregar o bumbum no chão com mais frequência ou está apresentando dificuldade para defecar é possível que ele esteja com a glândula anal, ou saco anal, inflamada ou infeccionada.

Muitas pessoas não sabem, mas os cães possuem uma bolsa que é conhecida como glândula anal ou saco anal.

Ali nessa glândula há uma substância de cheiro bem forte, até desagradável, de consistência grossa ou leitosa, levemente oleosa.

A sua função é deixar pelo cheiro sua marca ou identificação, podendo servir para demarcar território ou até mesmo se apresentar como identificação.

adanal

4026636

No momento que o cão defeca a glândula é acionada e as fezes leva consigo um pouco dessa substância.

Infelizmente para alguns cães algo pode sair errado. Por causa de alimentação ou até algum efeito físico externo é possível que a glândula possa ter problemas e daí acaba inflamando.

Para evitar isso é recomendável em alguns casos que a limpeza da glândula seja feita rotineiramente a cada banho, mas por pessoa que saiba o que está fazendo.

Tentar fazer uma limpeza não adequadamente poderá aí desencadear uma inflamação. Se não souber fazer direito é melhor que não faça.

Em casos agudos é preciso até cirurgia. Em casos mais simples de inflamação é possível ter um tratamento muito eficaz e barato, trazendo a saúde de seu cãozinho à plenitude em poucos dias (de 1 semana a 10 dias). O tratamento é feito com anti-inflamatório e antibióticos. Entretanto só visitando um profissional é que se poderá avaliar o caso e medicar. Essa matéria é para que os donos fiquem alerta aos sinais e possam contornar o problema antes que algo simples possa se tornar um problema grave evitando altos custos e o sofrimento do animal.

Fonte: http://www.dorisbruder.com.br/glandula-anal-canina-inflamada.asp

Deixe uma resposta