Domesticando Papagaios

0 Comments

Dicas para treinar e domesticar Papagaios

    •  O mais importante quando tentamos corrigir comportamentos errados em psitacídeos é nunca bater no animal. Além de o podermos magoar, estamos a fazer com que o animal adquira medo e tente morder para se defender. Eles não são pessoas, pelo que não compreendem que estão a fazer alguma coisa errada.
    • Veja se o seu animal tem as asas correctamente cortadas. Se o seu papagaio consegue voar, aumenta as probabilidades de poder fugir, de se magoar e de se considerar o líder do bando.
    • Não use luvas para o agarrar. Embora possa ter medo de o agarrar, os animais assustam-se com as luvas, além de as associarem à mão humana que passam a recear. Use um poleiro ou uma toalha para o agarrar.
    • Estabeleça uma palavra de comando para o animal. Coloque a sua mão ou um poleiro por debaixo da barriga da ave. Com uma pressão ligeira encoraje a ave a subir para a sua mão ou para o poleiro dizendo a palavra de comando. Faça isto sempre que retirar a sua ave da gaiola pois irá facilitar a correcção de comportamentos errados.
    • Mantenha o seu papagaio sempre abaixo do nível do seu ombro, pois se não o fizer o animal vai sentir-se dominante. Na natureza a sua dominância é demonstrada através do posicionamento num ramo mais elevado.
    • Se a sua ave estiver a fazer alguma coisa que não é adequada deve dizer “Não” com voz firme, mas sem gritar, e depois da voz de comando, coloca-lo na gaiola coberto por uma toalha durante 20 minutos. As aves são animais sociais, pelo que não gostam de ser deixadas sozinhas, o que as leva a perceberem que um mau comportamento as conduz à escuridão!!!
    • Não se esqueça de recompensar um bom comportamento. Quando se comportar bem, retire-a da gaiola, faça-lhe festas na cabeça e brinque um pouco com ela. Ela responderá melhor ao treino se tiver um estímulo positivo.
    • Não recompense maus comportamentos. Se lhe der atenção quando se está a comportar mal está a dar um reforço positivo. Se lhe gritar, está a dar-lhe atenção, que é o que ela quer. Mais vale dar-lhe com um esguicho de água e colocá-la no escuro durante 20 minutos.
    •  Não brinque com ela nem a retire da gaiola se está num mau dia. As aves são extremamente sensíveis  e notarão as suas emoções.
    • Tal como todos os animais, as aves necessitam de tempo para perceberem qual o comportamento que esperamos delas. Não consegue mudar o seu comportamento da noite para o dia. A paciência é o principal segredo.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese