Dicas Veterinárias de Verão

0 Comments

 

O verão inspira momentos de diversões e brincadeiras. Mas apesar desse clima de descontração é preciso estar atento a alguns problemas característicos nessa época do ano.

Dentre eles estão as doenças transmitidas por vários agentes, tais como as moscas, mosquitos, pulgas, carrapatos, piolhos e vermes, que comprometem a saúde dos seus animais podendo até levá-los a óbito. Inclusive, algumas dessas doenças são consideradas zoonoses pelo fato de serem transmitidas dos animais para o homem. Portanto, é imprescindível que nessa época de calor os cuidados com nossos animais de estimação sejam redobrados.
 
Por exemplo, alguns mosquitos podem ser vetores de doenças importantíssimas como a leishmaniose e a dirofilariose. Com o aumento da temperatura e da umidade a população de mosquitos também aumenta, propiciando maiores riscos de propagação dessas doenças.
Diversas espécies de moscas são transmissoras de muitas enfermidades, sendo que outras espécies são as causadoras das bicheiras, bernes ou miíases. Nesta época do ano em que as condições climáticas são mais quentes e úmidas, as moscas também têm sua população bastante aumentada.
 
Outros artrópodes como os carrapatos, considerados vetores dos hematozoários são responsáveis por perigosas doenças hemorrágicas e também as pulgas e a tênia do cão, uma verminose que depende das pulgas para se perpetuar, todos proliferam nessa época quente para completar adequadamente seu ciclo de vida.
 
Já o conhecido bicho geográfico é outra larva parasita intestinal dos cães, a qual também é mais freqüente no verão pelo fato das pessoas tomarem sol sem proteção nas areias de praias infectadas.
 
Além disso, nesta época do ano de calor e férias é comum que alguns animais de estimação acompanhem seus donos nas viagens. Isso aumenta consideravelmente os riscos deles contraírem outras doenças, quer por mudança brusca da rotina do animal, quer por passarem a temporada de férias numa região de risco.
 
Portanto, é fundamental que você leve seu amiguinho para fazer um check-up preventivo, principalmente antes de pegar a estrada nas férias, caso viaje. Seu veterinário de confiança lhe fornecerá o melhor esquema preventivo com relação aos vermífugos, às vacinas e todos os cuidados que seu pet poderá necessitar.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese