Dicas importantes de como manter a saúde das patas do seu amigão

Saiba o quanto é importante cuidar das famosas “almofadas” que nossos cães tem nas patas.

As “almofadas” das patas dos cães estão sempre expostas. Por isso, precisam de um cuidado e atenção especial para a saúde e bem-estar do seu pet.  Afinal, nossos amigos de 4 patas, estão em constante movimento, realizado atividades. Com isso, suas patas estão expostas o tempo todo. O grande problema está na falta de atenção e cuidados que essa área necessita o ano todo.

Pensando nisso, confiram 4 dicas referentes as maneiras que você pode manter seus cães saudáveis e confortáveis.

1 – Mantenha as unhas do seu cão aparadas:
Cuidar das unhas é importante para a saúde geral da pata do animal, pois ao deixá-las muito grandes, elas podem causar deformidades nas patas, problemas ósseos e danos articulares permanentes. Além disso, as unhas grandes podem machucar o animal quando ele for se coçar ou causar lesões nas almofadas das patas, caso elas cresçam para dentro.

2 – Apare os pelos na região das patas:
Embora os pelos tenham a função de proteger as patas de alguns cães, caso eles fiquem grandes demais, vão trazer desconforto e problemas de saúde, como infecções cutâneas que podem causar muita dor ao animal.

Portanto, mantenha os pelos sempre limpos e aparados para um maior conforto e saúde do seu cão.

3 – Fique atento e proteja as almofadas das patas:
Como as almofadas das patas dos cães são muito fofinhas, necessitam de bastante atenção e cuidado. É preciso certo tempo para que as almofadas das patas dos cães se acostumem a níveis elevados de atividade. Por isso, caso você queira levar seu cachorro para caminhadas na área externa e por mais tempo do que ele já é acostumado, fique atento às almofadas para se certificar de que elas não estão rachadas, queimadas ou machucadas.

Para evitar esses problemas, preste atenção na temperatura do chão (em dias quentes, pode causar queimaduras e em dias gelados podem, além de também queimar, congelar as almofadas). A boa notícia é que já existem muitos cremes que podem prevenir lesões nas almofadas e ajudar na recuperação caso elas estejam lesionadas, peça uma indicação para seu o veterinário.

4 – proteger com sapatos de cães é uma boa opção:
Caso você note que o seu cachorro é suscetível a lesões, opte por uma proteção extra, como colocar sapatos protetores próprios para cães. Existem vários tipos de sapatos que servem para diferentes finalidades. Converse com o seu veterinário e ele irá indicar a melhor opção para o seu cão e para o passeio de vocês.

Mas lembre-se: Alguns animais demoram certo tempo para se acostumar com os sapatos, não desanime na primeira caminhada caso ele estranhar o adereço.

Fonte: Blog Holipet