Diarréia
A diarréia é considerada nos caninos e felinos um mal muito frequente, porém em determinadas situações e principalmente se estiver acompanhada de vômitos poderemos ter complicações.
Nos casos dos animais jovens que possuam um sistema imunológico ainda em formação e vacinas atrasadas ou em andamento, é importante levá-los de imediato ao veterinário, pois as complicações com viroses são iminentes. Em animais jovens a desidratação é considerada grave, pois rapidamente leva a um quadro de choque.
Diarréia sem vômitos:
– Retire os alimentos e ofereça água à vontade.
– Se a diarréia persistir mais do que 24 horas ou o animal vomitar após a ingestão de água ou se houver presença de sangue nas fezes, suspenda o fornecimento de água e leve o animal ao veterinário no mesmo dia.
Diarréia com vômitos:
Podemos estar diante de um quadro grave com tendência a complicar rapidamente, principalmente se a diarréia for causada por vírus, vírus estes considerados muito perigosos ao animal e além disso, extremamente contagiosos para outros animais da casa.
– Deixe o animal em jejum e leve ao veterinário de imediato, pois a perda de líquidos é muito grande através dos vômitos e das fezes fluidas, levando rapidamente o animal a um quadro de desidratação e choque.