Dachshound

0 Comments

País de origem: Alemanha
O nome Dachshound significa cão de caça ao texugo. Existe três variedades para esta raça: o Dachshound Padrão, o Anão e 0 Dachshound de caça ao coelho. Cada variedade inclui três tipos de pêlo: pelo curto (Kurzhaar), pêlo longo (Langhaar) e pêlo duro (Rauhhaar).

Outros nomes da raça: Teckel Padrão (Talhe Normal – Dachshound), Teckel anão (Zwerg – Zwerg – Dachshound), Teckel de caça ao coelho (Kaninchen – Dachshound).
Seu peso depende da variedade: Dachshound padrão: peso inferior a 9,0 Kg; Anão: inferior a 4,0 Kg; Kaninchen: inferior a 3,5 Kg.

Os animais desta raça apresentam cabeça fina e alongada, com focinho longo e estreito. Apresentam orelhas com inserção alta, planas e arredondadas nas pontas, de comprimento mediano. Os olhos são considerados de tamanho médio, ovalados, oblíquos, apresentando coloração que varia de castanho avermelhado a castanho preto. Possuem corpo longo, com pescoço bastante musculoso, não sendo observado barbela, com esterno bastante saliente.

Apresenta lombo curto, largo e firme, ligeiramente arqueado, com garupa longa e arredondada. Observam-se membros anteriores com musculatura bastante desenvolvida, de pequeno comprimento. Os membros posteriores devem ser retos e paralelos entre si. Os dígitos apresentam-se fortes, e com discreta angulação lateral. Possuem cauda com inserção na altura do dorso, apresentando uma suave curva quando ereta.

Os cães da raça Dachshound de pêlo curto apresentam pelame denso a acamado. Os de pêlo longo têm, como característica pelagem macia, ligeiramente ondulada, com maior comprimento nas regiões do pescoço, tronco, orelhas, parte superior dos membros e cauda. Em relação à coloração do pelame, são aceitas as seguintes tonalidades: para os animais de Pêlo Curto: Unicolor: fulvo, amarelo-fulvo, amarelo; puro ou mescladas com pêlos pretos; Bicolor: preto-castanho, cinza, branco nas extremidades; Arlequim: base da pelagem castanha claro, cinza claro, branco, com manchas irregulares castanho-escuro, amarelo, amarelo-fulvo ou preto. Pêlo Duro e Pêlo longo: todas as combinações de cores acima citadas são aceitas.

A origem do Teckel ainda permanece misteriosa, pois existem relatos da existência de cães, muito parecidos com os atuais, em monumentos funerários egípcios, porém esta informação não é considerada suficiente para admitir que a origem destes cães seja egípcia.

A variedade pêlo curto é a mais antiga, sendo resultado do cruzamento entre uma variedade baixa do Bruno du Jura com um Pinscher. Este Teckel de pêlo curto deu origem às outras duas variedades.O Teckel de pêlo longo foi estabelecido no século XVII. O Teckel de pêlo duro foi criado no século XIX, sendo resultado do cruzamento entre Teckel de pêlo curto, o Schnauzer, o Dandie Dinmont Terrier e, possivelmente o Terrier Escocês.

Os cães dessa raça são considerados muito robustos e corajosos, porém nem sempre apresentam um bom temperamento. Possuem a tendência de serem dominadores em relação a outros cães. São bastante afetuosos, alegres, embora algumas vezes possessivos e ciumentos. São independentes, mordem facilmente, portanto considerados um cão de guarda e de aviso.

O Dachshound de pêlo mais curto costuma ser mais vivo e o de pêlo duro, o mais rústico e caçador. Adaptam-se bem à vida na cidade, porém necessitam de exercícios e passeios diários para manter seu equilíbrio.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese