Constipação

0 Comments

Também conhecida como prisão de ventre, a constipação é mais freqüente em animais idosos porque o funcionamento intestinal costuma ser mais lento.

Animais jovens, porém, podem também ser acometidos de constipação no caso de ingestão de objeto não digerível (corpo estranho) como por exemplo, pedaço de osso grande, brinquedos de crianças , chupetas, etc.

Alterações anatômicas tais como hérnias, aumento do volume prostático ou mesmo uma bola de pêlos que se forma no intestino dos felinos devido o ato de se lamber frequentemente podem também causar a constipação.

Em casos de constipação tome as seguintes medidas:

– Nos casos leves poderemos adicionar óleo mineral no alimento dos animais na proporção de uma colher das de chá para cada 5 kg de peso corporal até percebermos a diminuição dos sintomas. Entretanto, sempre é bom informar ao veterinário sobre o caso assim que puder para ver se há necessidade de uma radiografia ou ultra-som abdominal, pois pode haver algum tipo de obstrução intestinal e num caso desses a saúde se deteriora rapidamente.

– Nos casos graves onde há distensão abdominal evidente, esforço para evacuar sem conseguir, dor é conveniente levar o animal ao veterinário no mesmo dia.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese