Como tratar uma tartaruga de água?

0 Comments

As tartarugas de água apesar de não serem animais com os quais possa interagir de forma muita ativa, como no caso dos cães e gatos, são uma excelente opção para as crianças aprenderem a importância dos cuidados do seu animal de estimação e desenvolverem responsabilidade. Por isso é tão importante estar ciente das necessidades que requerem para estarem saudáveis, mostramos-lhe os aspetos básicos para que saiba como tratar uma tartaruga de água de forma adequada.

INSTRUÇÕES

  • Escolha um aquário suficientemente amplo para permitir que a ou as (muito melhor se tiver duas) tartarugas estejam cômodas e tendo em conta que irão crescer. Deve fazer uma zona de terra para que a tartaruga sai para tomar sol.

  • A zona da água deve ter uma profundidade suficiente para que o animal possa nadar comodamente, uma atividade que as tartarugas de água adoram.

  • Tente situar a tartaruga num espaço do lar em que possa receber a luz do sol em algum momento do dia, é algo que necessitam para os seus ossos e carapaça. Se não for possível consegui-lo então compre as lâmpadas que imitam este tipo de luz numa loja, este requisito é indispensável para que a tartaruga cresça saudável.

  • Assim como no caso dos peixes, as tartarugas também precisam que o ambiente tenha uma temperatura regulada entre 26 e 28 graus, mas além disso deve se certificar que a envolvência não baixe dos 25 graus (pode consegui-lo com uma lâmpada para ambientar) caso contrário quando saem da água haverá uma mudança demasiado brusca, que com o tempo pode afetar a sua saúde.

  • A água requer de um cuidado importante, deve estar sempre limpa para evitar doenças. Uma boa forma de o conseguir é instalar um filtro ou então mudar a água com mais frequência, o que dependerá basicamente de cada tartaruga e da velocidade com que sujam o seu espaço.

  • Nas lojas de animais encontrará alimentos especiais para as tartarugas de água. Consulte o seu veterinário ou uma pessoa especializada sobre a possibilidade de lhes dar além da sua comida fruta e vegetais, lembre-se que as tartarugas são omnívoras, ou seja, comem de tudo mas nunca lhes dê alimentos de consumo humano.

  • Além disso são animais particularmente glutões por isso deve estar sempre muito atento, porque comerão o que lhes der mas deve se certificar que esse alimento é adequado às suas necessidades nutricionais. Quando são pequenas comem três vezes ao dia, enquanto que em adultas de três a quatro vezes por semana.

  • A saúde das tartarugas de água depende em parte de três fatores: devem receber uma luz solar adequada, devem se alimentar bem e devem ter a sua área sempre bem limpa. O aparecimento de fungos na sua carapaça é comum, para o evitar pode verter 1/4 de xícara de sal por cada 19 litros de água.

  • Relembre-se que embora estes animais não saiam para passear ou não possam brincar consigo, tal como outros animais de estimação também requerem atenção e cuidados para crescerem saudáveis.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a como tratar uma tartaruga de água, recomendamos que entre na nossa categoria de Outros animais.

 

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese