Como escovar os dentes de seu cachorro?

0 Comments

A higiene bucal do cachorro é essencial para a sua saúde e bem estar.  Por esse motivo, donos precisam ou aprender como escovar os dentes do cachorro ou levá-lo ao veterinário para o procedimento com frequência.

Escovar os dentes é um dos cuidados básicos para cães. Esses cuidados básicos, que dentre outros, incluem dar banho no seu cão e escovar o pêlo do seu cachorro, são essenciais para garantir o bem estar do seu animal e a boa saúde dos cachorros.

Porque é importante aprender como escovar os dentes do cachorro?

Os cuidados com a higiene bucal de seu cachorro são extremamente importantes, pois mais de 70% dos cachorros desenvolvem doenças dentárias e/ou bucais depois de 36 meses de idade.

Um sinal da presença de doenças bucais é o mau hálito. Se o seu cachorro estiver com mau hálito excessivo, leve-o a um bom veterinário.  Para manter a saúde bucal do seu cachorro, além de escovar os dentes dele regularmente, é importante levá-lo ao veterinário anualmente para fazer uma consulta e quando necessário, uma limpeza bucal.

Filhote de cachorro deve escovar o dente?

A higiêne bucal do cachorro começa quando ele ainda é filhote.  Além de ajudar ele a se acostumar com ser tocado na boca, escovar os dentes do filhote ajuda a evitar qualquer doença que ocorre por falta de cuidados na boca.  Começar desde cedo ajuda o filhote a incorporar a rotina de escovar os dentes ao longo de sua vida.

Sendo assim, é importante saber como escovar os dentes do cachorro e incorporar essa rotina na sua agenda quando ele ainda estiver com os dentes de leite. Não deixe de desenvolver uma rotina bucal para o seu animal.

Itens necessários para escovar os dentes do seu cachorro

  • Uma escova de dentes normal e macia
  • Pasta de dentes especial para cachorros

Pasta de dentes para cachorros

Para escovar os dentes de seu cachorro, utilize somente pastas de dentes especializada para cães. As pastas de dentes humanas podem machucar o estômago e prejudicar a saúde do seu cão, e por isso não são recomendadas. Principalmente quando estiver acostumando o seu cachorro com o processo de escovar os dentes, é melhor usar uma pasta de dentes com sabor, já que elas são mais bem aceitas pelos animais.

Como escovar os dentes do cachorro

  1. É importante que o seu cachorro saiba que ele será recompensado se seguir os processos de escovação de dentes. Sendo assim, sempre entregue um petisco para o seu cão depois de escovar os seus dentes.  Se você for escovar os dentes do seu cachorro em casa, pratique primeiro com o seu veterinário antes de incorporar a rotina sozinho em sua casa.
  2. O gosto da pasta de dentes será uma nova experiência para o seu cachorro. Para ele começar a gostar de escovar os dentes, entrega um petisco a ele depois de experimentar a pasta de dentes. Faça isso todos os dias, de 2 a 5 dias, deixando ele sentir o gosto da pasta no seu dente e na escova.
  3. Agora que ele acostumou com a pasta de dentes, comece a massagear a pasta nos dentes e na gengiva com o seu dedo. Siga esse processo até o seu cachorro acostumar com a sensação de escovar os dentes.
  4. Quando o seu cachorro estiver acostumado com o gosto da pasta de dentes, a textura da escova de dentes e a sensação de massagem em sua gengiva, comece a escovar os dentes dele com a escova.
  5. É possível que ele não te deixe escovar todos os dentes dele. Neste caso, comece com alguns dentes e vá aumentando o número de dentes escovados conforme ele se acostuma com o processo. Preste bastante atenção para o local onde a gengiva do cachorro encontra os seus dentes e também para os dentes de trás, pois os problemas bucais tendem a começar nessas áreas.
  6. Comunique-se com o seu cachorro durante o processo de escovação de dentes e sempre o remunere com o petisco ou carinho depois.

Outros produtos para escovar os dentes do seu cachorro

Além de escovar os dentes do cachorro, existem outras rotinas que você pode incorporar no dia-a-dia do seu cão de forma manter a sua saúde bucal.  Alguns brinquedos são feito especialmente para escovar os dentes do cachorro.  Diversos ossos recreativos também ajudam a remover a placa bacteriana e controlar o tártaro do seu cachorro.  Diversas empresas também produzem petiscos que reduzem o mau hálito do seu cão.

Antes de introduzir esses novos produtos para o seu cachorro, consulte  seu veterinário.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese