Como cuidar de seu papagaio

0 Comments

ALIMENTACAO

Filhotes alimentados a mão necessitam de amor, paciência e nutrição adequada.

Abaixo segue uma dieta equilibrada que já vem sendo usada com sucessos neste criadouro. É importante seguir esta dieta pois qualquer mudança poderá alterar o desenvolvimento da ave, bem como o seu aparelho digestivo.

papa para Psitacideos Zoofood filhotes
papa para filhotes de psitacideos Alcon

Encontram-se em pet-shop.

A mistura deve ser guardada em recipiente limpo e sempre mantido fechado.

Ofereça aproximadamente 40 ml, por refeição três vezes ao dia, misturado com água previamente fervida, certificando-se de que o papo da ave esteja vazio.

Após 60 dias de vida já podem ser alimentados com sementes, procurando-se manter uma dieta variada como se a ave estivesse solta na natureza comendo almentos diversos

Como adoram ficar “gastando o bico” é recomendável oferecer-lhes galhos verdes de chorão, cana de açúcar ou milho com palha.

ALOJAMENTO

O IBAMA através de instrução normativa para jardins zoológicos e similares, recomenda para papagaios um alojamento de aproximadamente 1 m² por ave, com piso de terra ou cimento liso. Vegetação arbustiva ou arbórea é desejável. Sombreamento parcial; água renovável inclusive para banhos; troncos e galhos para debicar.

Para papagaios quando em gaiola, esta deve ser de metal resistente, pois os mesmos gostam de debicar.

A gaiola deve ser a mais ampla possível, para que a ave se mantenha sempre em boas condições de saúde.

SAÚDE

São aconselháveis os seguintes procedimentos profiláticos:

Quatro vermifugações por ano, utilizando-se para isso medicamentos de princípio ativo diferentes, para que não ocorra surgimento de resistência aos medicamentos utilizados.

Limpeza do recinto uma vez ao dia, com a retirada das fezes e restos de comida.

VERMIFUGAÇÃO:

Utilizar Avitrin Vermífugo* da seguinte maneira: cinco gotas para cada 100ml de água; repetir o tratamento por 3 dias consecutivos, trocando a água diariamente. Se não encontrar o produto, use um vermífugo para criança, como Pantelmin, administrando da seguinte forma: 1ml ao dia, repetindo 1ml no decorrer de 15 dias. Aplicar o produto diretamente no bico.
*Avitrin Vermifúgo encontra-se em pet-shops.

 

Tenha sempre um médico veterinário de sua confiança acompanhando o crescimento e o desenvolvimento do seu papagaio. Ele melhor do que ninguem poderá lhe orientar sobre a saúde de seu animal.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese