Assine nossa Newsletter


Arranhar é uma maneira natural que gatos usam para manter as suas garras afiadas.  Quando eles arranham móveis e arranhadores, removem um revestimento das unhas e, assim, as afiam. Esse comportamento, que é natural ao gato, é uma forma dele criar mecanismos para se defender no caso de um ataque.

Porém, gatos com unhas afiadas podem estragar objetos da casa e machucar os seus donos.  Sendo assim, suas unhas devem ser cortadas regularmente.  Considerando que ser arranhados é uma reclamação comum entre donos de felinos, o hábito de cortar as unhas dos bichanos ajuda a evitar problemas maiores  para a família e visitantes da casa.

O ideal é sempre praticar esta rotina desde os primeiros meses de vida do gato. No entanto, se não for possível, lembre-se que a manutenção da unha dos felinos exige um pouco de paciência e habilidade para que a técnica fique apurada.

Alguns riscos existem na hora de cortar a unha do gato, principalmente para donos não-experientes e gatos mais ariscos.  Sendo assim, donos deveriam cortar a unha dos seus gatos juntamente com o veterinário várias vezes antes de fazer isso em casa.  Somente nos casos em que o dono já fez o procedimento junto com o veterinário algumas vezes de forma bem sucedida e recebeu o aval do veterinário para replicar esse procedimento em casa, o dono deve cortar as unhas do seu gato.

Abaixo, segue algumas dicas para esses donos:

Passo 1: Use a ferramenta adequada

Existe uma diversidade de ferramentas para cortar as unhas do gato. No entanto, o que vai determinar a escolha do melhor produto é a própria relação homem-animal.  Isso porque o indicado é escolher o produto que mais lhe deixa confortável e que, ao mesmo tempo, não estresse o seu gato.

Alguns donos optam pelos cortadores de unhas humanas, outros preferem um alicate especial para executar a tarefa, mas há quem prefira a tesoura modificada. Seja lá qual for a sua preferência, não se esqueça que a lâmina deve estar bem afiada para surtir o efeito desejado.

Passo 2: Escolha o momento certo de cortar as unhas do felino

Muito embora alguns donos não se precupem com isso, existe uma energia ideal que seu gato deve estar para que você corte suas unhas. O ideal é que seja quando o animal está bem relaxado ou sonolento.

Uma dica super importante é nunca tentar aparar as unhas do felino após alguma atividade muito energética ou algum episódio estressante. Seu elevado grau de agitação tende a fazer com que ele também reaja de forma mais incisiva a algo que ele não quer ou que o está incomodando.

Passo 3: Como cortar a unha do gato?

A curiosidade faz parte da natureza do gato e isso o leva a querer descobrir o mundo ao seu redor e desconfiar de situações novas. Por isso, não é recomendável você tentar aproximar um objeto pontiagudo e brilhante de uma das patas do seu felino, sem antes prepará-lo para isso.  

Uma forma de acostumar o gato a esse objeto e apresentá-lo ao gato por alguns dias em seguida, antes de utilizá-lo.  Deixe o cortador também nos locais supervisionados aonde o gato fica para ele ver e se acostumar com o objeto.  Alguns donos tornam o objeto em algo agradável, provendo um petisco sempre que o gato entra em contato com o cortador de unhas.

Lembre-se sempre do passo número 2, de quão importante é que o animal esteja relaxado e pronto para encarar a situação. Ainda que alguns gatos não tenham restrição nenhuma, tudo varia de acordo com o temperamento e predisposições de cada felino.

Como mencionado anteriormente, é preciso ter paciência para aprimorar suas habilidades de manicure felino. A melhor opção para tranquilizar o gato é colocá-lo sobre uma mesa e segurar uma pata de cada vez. Alguns donos preferem segurar o animal no seu colo, enquanto outros optam por pedir a ajuda de uma segunda pessoa. Não importa a posição, o essencial é que o animal esteja confortável.

Após acertar a posição, é hora de colocar as garras do gato na posição adequada para o corte. Para isso, segure pata de seu gato uma mão, e utilize o polegar e o dedo indicador para pressionar suavemente para baixo na parte superior e inferior da pata do animal. Esse é o tradicional movimento para colocar as garras do gato momentaneamente para fora.

A garra do seu gato é semelhante a um cone, ela é pontiaguda, mais fina e de coloração mais clara nas pontas e vai engrossando e ficando com uma coloração mais escura em sua base. O recomendado é cortar só a pontinha da unha do felino.

È comum só cortar as garras dianteiras do gato. Isso porque como mencionamos antes, cortar as unhas do felino pode ser um desafio e tanto. No entanto, há algumas dicas para deixá-lo mais fácil:

  •  Dica 1: Se precisar cortar as unhas de todas as patas, comece pelas patas dianteiras. Isso estressa menos o animal.
  •  Dica 2: Como o gato é um animal que se movimenta bastante, pode ser interessante ter um ajudante nesse procedimento. Enquanto uma pessoa segura e acalma o gato, a outra corta a sua unha.
  •  Dica 3: Oferecer algum brinquedo que distraia o felino enquanto você realiza o procedimento também é uma técnica que pode ajudar.

Vale a pena lembrar que você pode não conseguir cortar as 10 unhas de uma vez só já que os felinos são animais inquietos. Deixe o seu gato bem à vontade, e quando ele estiver mais tranquilo e relaxado você volta ao procedimento. Tente não tornar essas experiência situações muito estressantes, pois, se isso vier a ocorrer repetidamente, seu gato evitará que suas unhas sejam novamente cortadas ao máximo.

Passo 4: Esteja preparado para eventuais e inesperados acidentes

A atividade de cortar as unhas não é perigosa ao animal quando feita corretamente, mas é necessário ter determinados cuidados. Isso porque se lâmina não estiver devidamente afiada, a tentativa de cortar a unha do gato pode acabar machucando a patinha do animal.

Além disso, há outro risco. A parte de coloração mais escura da unha do gato, mais próxima à base, é uma área bem vascularizada.  

Por esses motivos, é necessário praticar cortar a unha junto a um veterinário antes de tentar esse procedimento em casa.  

Passo 5: A recompensa do felino pela atividade

Cortar as unhas do gato é um procedimento simples e indolor, mas que pode estressar e muito seu animal. Por isso, é interessante recompensar o seu felino após o procedimento, seja com um petisco ou mesmo uma brincadeira.

Deixe uma resposta