Como criar um cágado

Os cágados são animais que adoram ficar na água e perto delas, são uma espécie de tartarugas que adoram dar alguns passeios durante o dia e se alimentar de folhas, insetos e larvas, entre outros tipos de alimentos.

São ótimas companhias para pessoas que gostam de animais mas não se dispõe de muita disponibilidade para ter um animal mais energético que necessite de um pouco mais de energia e atenção de seu dono, como é o caso dos cães por exemplo.

Embora os cágados não sejam tão afetivos como os cães e não dão tanto trabalho também, ele exige alguns certos cuidados a serem tomados, pois como todo anima ele necessita de atenção e carinho, e alguns detalhes essenciais para a sua saúde.

Viveiro

Muitas pessoas adoram ver seus cágados andarem pela casa ou pelo jardim, porém eles precism de um lugar para descanso e paz, então por isso existe uma necessidade de obter um viveiro ideal para seu animal.

Como todo animal, eles gostam de natureza, então o quanto mais perto da natureza seu viveiro estiver será melhor, mas se não for possível, procure aderir alguns troncos ou galhos, terra e o mais importante que é a água, procure colocar um recipiente ou faça um laguinho para seu cágado desfrutar de alguns mergulhos durante o dia, deixe um espaço para ele sair pois essa espécie precisa sair da água para respirar, e um dos erros mais comuns cometidos por alguns donos de cágados, é deixá-los em potes somente com muita água sem alternativas para sair, o que pode ser muito perigoso e até afogar sua tartaruga.

Se você tem um jardim, separe um espaço para seu cágado, faça uma mini piscina, ele vai adorar, e quanto mais espaço ele tiver para explorar melhor ele viverá.

A maioria dos cágados não conseguem se reproduzir em cativeiros, a não ser que o ambiente imite o da natureza, por isso existe essa necessidade de se preocupar com esse aspecto no estilo do viveiro do seu animal.

 Alimentação

Eles são omnívoros! Isso mesmo, essa espécie e tartaruga, além de vegetais, o dono de um cágado poderá estar oferecendo para o seu animal vários outros tipos de comida, como peixe por exemplo, camarões, lesmas, camundongos, minhocas, rações para carpas ou até mesmo as de cães e gatos, são várias alternativas que podem satisfazer seu cágado, por isso não hesite em oferecer comidas que possam oferecer nutrientes importantes para seu animal, não se limite em dar folhas para ele, pois ele pode passar a sofrer danos em sua saúde e até morrer pela falta de nutrientes em sua alimentação.

Quantos Anos Vive

Em média a expectativa de vida de um cágado é de pelo menos 70 anos, porém existam pessoas que afirmam que esse tipo de animal pode viver até 100 anos.

Seja 70 ou 100 anos, isso indica que, os cágados são uma companhia que pode durar por uma vida toda, por isso é muito importante cuidar bem deles e se habituar com sua presença em seu cotidiano.  Quando jovens, os cágados possuem uma coloração mais viva, e a medida que envelhece essa coloração diminui.

Saúde

Fique atento a alguns sinais que a saúde de seu cágado não está bem, como a descamação da carapaça ou a falta de apetite, são alguns sinais que devem ser avaliados por um profissional o mais rápido possível.

Deixe uma resposta