Choque anafilático

0 Comments

O choque anafilático é causado principalmente por picadas de insetos ou aranhas, medicamentos e às vezes também por alimentos.

Difere de outros tipos de choque porque o animal pode apresentar um quadro destes somente após uma causa específica, como pelos exemplos já citados, tais como: picada de abelhas, marimbondos, mamangava ou aranha, ingestão de um medicamento (oral ou injetável) ou produto químico.

Os sintomas característicos que indicam sinais de choque que o animal pode apresentar são os seguintes: vômitos e/ou diarréia repentinos, dificuldade respiratória, erupções na pele, e até óbito, dependendo do caso.

Em caso de choque anafilático tome as seguintes medidas:

– Mantenha as vias aéreas desimpedidas.

– Se necessário faça respiração artificial e massagem cardíaca ver texto anexo, caso ocorra parada cárdio-respiratória.


– Se perceber que existe líquido nas vias respiratórias, isto é, quando animal respira percebe-se sons de material atrapalhando a passagem do ar. Neste caso, levante o animal pelos membros posteriores para tentar, por gravidade, que as vias aéreas fiquem desimpedidas.

– Procure o veterinário urgentemente, para a utilização de medicamentos e procedimentos que interrompam a ação dos sintomas alérgicos.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese