Chihuahua

0 Comments

O país de origem desta raça é o México.
O Chihuahua é um cão de raça pequena, com tamanho oscilando entre 16 a 20cm na altura da cernelha. É considerado o menor cão do mundo com exemplares adultos pesando menos de 1 kg, embora seja aceitável cão adulto com até 3,5Kg de peso.
A principal característica desta raça é seu minúsculo tamanho, o que resulta num pequeníssimo cão extremamente enxuto.


Sua cabeça é redonda como uma maçã. O nariz é curto com stop acentuado. Um ligeiro prognatismo é aceito, sem que os dentes sejam visíveis. Os olhos são afastados, muito brilhantes e não proeminentes. As orelhas são grandes e muito separadas entre si, mantendo-se sempre em posição de alerta. O corpo é cilíndrico, compacto, mais longo que alto, conferindo a este cão andadura esbelta e graciosa. Os membros são curtos e finos, a cauda moderadamente longa. O pelo pode ser longo e ondulado que é mais raro e mais comumente encontramos o Chihuahua de pelo curto, luzente com pelagem de todas as cores, sendo as mais difundidas as cores de tonalidade fulvas, chocolate, creme e preto. Um pequeno colar no pescoço é de grande procura.
São poucas as raças autóctones do continente americano e esta raça deve seu nome à região de Chihuahua, no norte do México. Sua origem é atribuída a diferentes ancestrais Astecas, como por exemplo, o Techichi. Este cão favorito dos Astecas, além de companhia no lar, era consumido como alimento sagrado e também sacrificado no altar em homenagem aos deuses. Acredita-se que com a conquista espanhola na América, este cão tenha sido levado para a Espanha. Sua criação foi reconhecida nos Estados Unidos pelo Kennel Clube americano em 1904. A partir de 1995 tem-se buscado indivíduos pequenos, preferindo-se os que possuam entre 1 e 2Kg.
Apesar de suas reduzidas dimensões o Chihuahua possui natureza forte, robusta. Este cão é muito vivo e ousado chegando a caçar de forma insuperável pequenos roedores. Poucos cães de estatura pequena comparam-se ao Chihuahua pela sua graça e leveza. Apesar de ser considerado um cão de companhia é ótimo guarda, interessando-se por tudo o que acontece ao seu redor.

É voluntarioso, orgulhoso, possessivo, com pouca paciência com as crianças, requerendo uma educação firme. Late bastante e pode ser agressivo com estranhos. Quando se consegue ganhar sua confiança fica fiel até a morte.
O Chihuahua é um cão de apartamento, necessitando de passeios diários. Sente muito frio e requer cuidados com os olhos e com os dentes, para que o acúmulo de tártaros não prejudique sua saúde.

 

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese