Cachorro pode deitar na cama?

0 Comments

Com tanta atenção sendo dada a comportamentos que podem deixar o cachorro dominante, muitos donos se perguntam se é uma boa ideia deixar o cachorro dormir na sua cama.  Antes de discutir  os problemas comportamentais que podem surgir no cachorro nessas situações, vale lembrar que deixar o cachorro dormir com você tem um impacto na qualidade do seu sono e até na sua vida sexual.

O cachorro pode deitar na cama? O que os especialistas dizem

Enquanto alguns especialistas dizem que deixar o cachorro na cama é permitir que ele seja dominante, outros acreditam que a relação de causalidade não é tão clara assim. Para fazer essa análise, algumas características devem ser levadas em consideração como, por exemplo, entender a personalidade do cachorro, isto é, se ele é naturalmente submisso ou têm tendências dominantes.

Se você tem um cachorro submisso em casa e quer aumentar a autoconfiança dele, considere o floral MEDO.  Esse composto induz à coragem, autoconfiança e sensação de capacidade no seu cachorro, ajudando ele lidar com os desafios de seu dia-a-dia.

Em caso de cachorros que têm outros comportamentos dominantes, o impacto de deixá-los deitar na cama ou sofá é maior do que a mesma ação para cachorros mais submissos. Sendo assim, as características do cachorro devem ser levadas em consideração na hora de permitir comportamentos que podem deixar o cachorro mais dominante. Pergunte-se:

  1. Como é o comportamento do cachorro? Ele já se vê como dono da casa ou é submisso a você e aos outros moradores?
  2. Ele é naturalmente dominante? Cachorros que são naturalmente dominante precisam de mais regras e disciplina dado que eles utilizam diversas oportunidades para estabelecer ainda mais a sua dominância.
  3. Qual é a raça do cachorro? Algumas raças são naturalmente mais calmas e menos dominantes que outras.

Os especialistas discordam sobre várias coisas, mas parece que sobre isso há consenso

A maioria dos especialistas concorda que você tem que estar com o controle da situação. Ou seja, o seu cachorro só pode subir na cama ou sofá se você der permissão a ele. Ao fazer isso, o seu cão naturalmente tenderá a olhar para você como alguém que ele deve pedir permissão antes de subir na cama ou no sofá, e somente subirá quando for autorizado.

Então, se você tiver sentado no sofá assistindo televisão e quiser a companhia do seu cachorro, você pode convidá-lo para deitar com você. Mas é você quem determina quando ele sobe no sofá e também quando ele sai. Se você chegar na sala e o seu cachorro já estiver sentado te esperando no sofá, isso pode gerar problemas futuros dado que ele não sente que precisa da sua permissão para sentar lá.

Quando falamos de dominância, a coisa mais importante a ter em mente é que você determina quando as coisas começam e quando elas terminam. Nesse caso, o seu cachorro olha para você como um líder e uma referência para saber o que é permitido e o que não é.

Se o seu cachorro não te obedecer nessas horas, além de reforçar o treinamento, considere o floral INDISCIPLINA.  Esse composto é indicado para animais com comportamento social inadequado que querem chamar a atenção dos donos.

O problema de deixar o cachorro deitar na cama e sofá sem você

Cachorros respeitam uma ordem hierárquica muito estrita e levam a sério o papel de cada um na sua matilha. O cachorro mais dominante da matilha controla os recursos da matilha e também ocupa um posicionamento de poder. Sendo assim, é ele que come primeiro, decide aonde vai dormir, quais as horas de brincar, etc.

Em termos de escolher aonde dormir, ele normalmente prioriza lugares mais altos, que permitem que ele fique fisicamente mais elevado do que os outros cachorros da matilha e também que ele consiga ver tudo que está acontecendo com os outros membros do grupo.

Sendo assim, se o seu cachorro deitar em um local mais alto que você, isso significa para ele que o status dele na matilha é maior. Quando vocês dois deitam na cama, ou seja, estão igualmente elevados, isso significa que os dois tem o mesmo status. Isso pode apresentar um problema para cachorros mais dominantes que podem decidir não te obedecer em um momento futuro dado que “você não manda nele” mas é sim igual a ele.

Por que o seu cachorro pode deitar no sofá, mas não na cama

Mesmo quando os dois estão na cama e com o mesmo status, o seu cachorro ainda pode querer estabelecer dominância sobre você. Por isso, a forma como você se coloca e se comporta com o seu cão nesse momento é importante para estabelecer o seu espaço dentro do grupo.

É comum que uma vez deitado na cama, dado que o cão consegue se posicionar, no mínimo como um igual dentro do grupo na hora de escolher o lugar de dormir, é possível que ele tente outras coisas nesse mesmo sentido, como te empurrar mais para fora da cama ou ocupar o seu lugar. O seu cão ainda pode tentar se apoiar ou até deitar em cima de você. Isso, em linguagem canina, também pode significar que ele está tentando estabelecer dominância. Se você sair do caminho dele ou ir para o lado, cedendo o seu espaço, você está dando um claro sinal de que quem dita as regras ali é seu cão.

Logo, quando você estiver deitado com o seu cachorro, é importante que nos momentos em que você virar ou se mexer, que você faça com que ele saia do seu caminho. Ou seja, se ele deitar em cima de você, não saia do caminho mas sim se coloque de uma forma que ele que saia do seu espaço. Acontece que isso é mais fácil de fazer quando você está acordado, deitado no sofá e assistindo televisão. Mas o problema é quando você está dormindo e sem querer permite que o cachorro te empurre ou saia do caminho dele.

Como não é uma tarefa simples se portar e passar a mensagem correta quando estiver dormindo, o mais garantido é não deixar o seu cachorro deitar no sofá e, principalmente, na cama. Caso você queira ficar com ele e preservar o sofá para as pessoas da casa, você pode se sentar no chão e passar uma mensagem mais precisa para o seu cão.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese