Bull Terrier

0 Comments

O Bull Terrier pertence ao grupo dos Terriers, tipo Bull.
O país de origem é a Grã-Bretanha.
O nome de origem é English Bull Terrier.

Normalmente não tem limite nem no tamanho e nem no peso. Entretanto, o tipo standard é considerado um animal de estatura média e o peso geralmente varia entre 10 a 28Kg. Existem ainda os Bull Terriers miniaturas, cujo tamanho não excede os 35,5cm e o peso é inferior a 9Kg.

O Bull Terrier é considerado o gladiador das raças caninas. Por esta razão é de sólida constituição, corpo maciço, pescoço musculoso e sem barbelas, peito profundo, dorso e lombo também bem musculosos, dando a impressão de comprimir a maior potência num menor volume.

Se, conservando a mesma altura e fosse mais robusto, o Bull Terrier perderia em agilidade; se fosse menor, perderia em potência; se fosse mais alto e musculoso, desperdiçaria parte de sua potência no deslocamento de seu maior volume. Sua cabeça é longa e forte com formato de bola de rugbi, olhos bem fundos, pequenos e amendoados e com olhar penetrante. As orelhas são pequenas e eretas, as mandíbulas são fortes com dentes poderosos. Os membros são musculosos, com ossatura forte e compacta.


No passado os ingleses foram entusiastas na criação de cães que lutassem com touros. Apesar de excelente no corpo a corpo o Bull Dog carecia de agilidade então criaram uma raça que além da potência e ferocidade do Bull Dog, também possuísse agilidade. A partir de cruzamentos com o antigo Terrier Branco Inglês criaram-se os primeiros Bull Terriers que embora volumosos foram sofrendo seleções em se produzir animais menores, ágeis e não menos ferozes.


Quando se proibiram as lutas entre cães e touros, pensou-se em fazer os cães combaterem-se entre si e, até que não cessou esta forma de discutível de diversão, o Bull Terrier foi seu protagonista. Felizmente em 1835 estes brutais duelos foram proibidos. A raça foi reconhecida pelo Kennel Club em 1933 e hoje em dia é utilizada principalmente como guarda e companhia.


O Bull Terrier é um cão que embora seja muito robusto e corajoso, é equilibrado e estável, mas obstinado. Pouco ladrador, afetuoso, agradável companheiro, detesta a solidão e adapta-se bem à vida num apartamento, porém para ter uma vida saudável necessita de muito exercício.

 

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese