Assine nossa Newsletter


País de origem Austrália.

Outros nomes da raça: Boieiro da Austrália, Australian Cattle Dog, Queensland Heeler, Blue Heller, Red Heller, ou simplesmente Heller.
 
É um cão de estatura média, com peso variando de 15 a 20Kg. Os machos com altura variando de 46 a 51cm na cernelha e as fêmeas de 43 a 48cm.
 
Os Boiadeiros Australianos são cães rústicos, ativos e dinâmicos que precisam de muito espaço para exercício. Sua cabeça é forte, com crânio largo, stop leve e bochechas musculosas. Os olhos ovais de tamanho médio e cor marron escuro. As orelhas são pequenas, largas na base musculosas, eretas e pontiagudas.O corpo é harmonioso, mais longo que alto. O pescoço é forte, sem barbelas. O peito é largo, bem descido e musculoso e com costelas arqueadas. Os ombros são fortes e musculosos, a garupa inclinada. Os membros são fortes, patas arredondadas com dígitos fortes, arqueados e bem juntos. Em repouso a cauda pende numa curva suave, é guarnecida com pelos abundantes como se fosse um pincel.
 
A pelagem do Boiadeiro Australiano vem com uma variedade de marcas surpreendentes. A cor primária é o azul e o vermelho, com pelos curtos, lisos, duplos, cerrados, duros, assentados e impermeáveis. O subpelo é curto e denso. A distribuição aleatória das cores e padrões pode parecer estranha a pessoas que não estão habituadas a essa raça.
 
A raça Heller, nome que significa seguir de perto, mordiscando o calcanhar do gado (hell do inglês significa calcanhar) começou a ser formada no século XIX, entretanto só reconhecida por volta de 1890 e seu primeiro padrão descrito em 1902.
 
O Boieiro da Austrália surgiu do cruzamento de diversas raças. Foram trazidos para a Austrália cães chamados Smithfield , que eram peludos, negros e sem caudas, orelhas pesadas e caídas, os quais tinham misturas do Collie e do Old English Sheepdog. Para melhorar sua resistência os Smithfield foram cruzados com o Dingo, um cão rústico nativo australiano, hoje extinto, gerando um cão mais agressivo e que latia muito. Para corrigir isso e melhorar seu convívio com os cavalos, foram feitos cruzamentos com o Dálmata, raça essa conhecida pelo seu amor aos cavalos. Por isso até hoje existe essa característica comum dos Dálmatas e dos Hellers de nascerem completamente brancos. Nessa época o Bull Terrier era uma raça muito popular,  a qual também contribuiu para a formação dessa interessante raça de fazenda, com o intuito de dar mais coragem a esse cão de pastoreio.
 
O Boiadeiro Australiano é um cão resistente, muito habilidoso e excepcional saltador. Por isso cuidado ao prendê-lo em canil, pois facilmente ele pode escapar. De extraordinária resistência, adora água e é ótimo nadador. Têm-se relatos de um dono que deixou seu Boiadeiro Australiano em casa e foi velejar. Este fugiu de casa e foi encontrar seu dono a quilômetros de distância enquanto velejava.
Apesar de pouco teimoso, aprende com facilidade. Nasceu para guardar e conduzir rebanhos de gado. É um cão corajoso e pode enfrentar um enorme touro como se fosse um bezerro. É silencioso no trabalho, apresentando um latido peculiar, que parece com o grito de uma coruja.
 
Na Austrália esses cães são auxiliares indispensáveis aos fazendeiros, podendo trabalhar o dia inteiro sob forte sol, correndo quilômetros sem se cansarem. Outra particularidade da raça, que muitos donos relatam, é a sua grande longevidade.
 
São muito atentos, vigilantes e desconfiados com estranhos, fazendo do Heller um bom cão de guarda. É extremamente fiel e ligado ao seu dono, estando sempre ao seu lado se estiver solto. Adora crianças e, se puder, brinca o dia inteiro para gastar suas energias.
 
Não é um cão de cidade. Se ficar muito confinado, provocará com certeza prejuízos e que se ainda for castigado energicamente, poderá se tornar um cão revoltado, agressivo e difícil de ser treinado.

Deixe uma resposta