Bicheira ou miíase

0 Comments

A miíase é uma afecção bastante comum nas regiões quentes e úmidas e que apresentem vegetação e criações de animais domésticos nas proximidades como por exemplo, bovinos, eqüinos, suínos, aves, cujas instalações sejam atrativos para moscas.

A míiase é popularmente chamada bicheira é uma lesão ou várias lesões provocadas por larvas de moscas que acometem os animais muitas vezes enfraquecidos, debilitados e com pelagem suja e molhada.

Seus locais favoritos para colocar os ovos são a região perinasal, periocular, peribucal, perianal e genitália, ou ainda nas proximidades de ferimentos negligenciados.

As moscas varejeiras (apresentam várias espécies, algumas delas parasitas obrigatórios de tecidos vivos) aproveitam ferimentos já existentes e colocam seus ovos, havendo então uma infestação larval. Estas larvas são altamente destrutivas produzindo lesões com forte odor desagradável, muitas vezes formando verdadeiras “cavernas” sob a pele.

A gravidade deste tipo de lesão está relacionada ao local onde existe o processo e a sua extensão. A miíase quase sempre é o reflexo de negligência no tratamento do animal.

Existe também outro tipo de miíase, a qual é provocada pela mosca do berne, cujas larvas não necessitam de que o tecido do animal apresente lesão. As larvas penetram ativamente na pele íntegra e desenvolvem abscessos císticos, encimados por um poro respiratório, por onde as larvas respiram e depois que completam seus ciclos, saem para empupar. Ver mais sobre as moscas em nosso site: Moscas de importância veterinária.

O tratamento, obviamente dependendo do tamanho da lesão, é relativamente fácil de ser feito. Entretanto, o que frequentemente ocorre na prática é que muitas pessoas querendo tratar o animal sem saber como ou seguindo palpites de leigos pioram o quadro utilizando produtos cáusticos, tóxicos  ou fazendo aplicações de medicamentos que matam as larvas, cuja ação agrava ainda mais o processo.

A orientação que se dá no caso das miíases é a de que ligue para seu veterinário de confiança e explique a situação para saber se é grave ou não, ou seja, se convém levar o animal para a clínica rapidamente ou se é possível de se tratar em casa.

 
Aspecto de uma bicheira na região perianal de um Rottweiler

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese