Beagle

0 Comments

O Beagle pertence ao grupo dos cães sabujos.
O país de origem é a Grã-Bretanha.
É uma raça de estatura média, com peso variando entre 15 a 20kg e tamanho oscilando entre 33 a 40cm, na altura da cernelha.

É o menor dos sabujos ingleses, apresenta o corpo brevilíneo, elegante, admiravelmente bem proporcionado, harmonioso, andar vivo e muito veloz. Ë um cão de constituição compacta, nada tosco, dá impressão de grande resistência e atividade. A cabeça é possante sem ser grosseira, sem rugas e nem dobras. A cana nasal é reta e as mandíbulas são fortes. Os olhos são bastante grandes, castanhos escuros ou avelãs, bem afastados e com expressão meiga e doce. As orelhas são longas, de inserção baixa e pendem encostadas nas bochechas.

O pescoço é moderadamente longo, com pouca barbela, o peito largo e profundo. O lombo é curto e possante. Os membros anteriores são retos, bem colocados sob o corpo. As coxas são musculosas e muito possantes. As patas são redondas e dedos compactos e firmes. A cauda apresenta comprimento médio, de inserção alta e portada alegremente, nunca enroscando por cima do dorso. O pelo é curto, denso e resistente. A pelagem pode ser tricolor (branco, preto e fulvo vivo) ou bicolor (branco, fulvo viva e fogo).

Segundo os especialistas, o Beagle é uma raça muito antiga, cuja origem remonta-se ao século III. Os ingleses o utilizavam para caçar lebres, mas como gostavam de uma andadura forte e utilizavam cavalos, não deixaram de cruzá-lo com outro tipo de sabujo maior, o Beagle Harrier, o que quase levou a extinção da raça, sobrevivendo, portanto, graças à perseverança de alguns criadores.

A rainha Elizabeth I, apreciadora da raça, possuía uma matilha muito numerosa destes pequenos sabujos, selecionando até uma variedade especial que era denominada de Beagle Elizabeth, a qual apresentava pequenas dimensões, tão diminuta que cabia num bolso.

Os primeiros Beagles foram introduzidos na França ao redor de 1860 e o Clube Francês do Beagle fundado em 1914. A partir de então esta raça tem agradado a todos devido ao seu temperamento, polivalência, velocidade e eficiência.

O Beagle é um cão corajoso, determinado, alegre, inteligente, vivo, com muita energia e de temperamento estável. É resistente, audacioso, excelente faro, atacando o animal no momento de matá-lo. Pode trabalhar sozinho, em dupla ou matilha, podendo rapidamente reconhecer a pista do animal que persegue. Pode ser utilizado na caça de vários animais, como lebre, coelho, raposa, cabrito montês e javali. Apresenta uma voz característica e harmoniosa. A matilha ao latir dá a sensação dum coro.

É um excelente companheiro da família, agradável e de temperamento excelente, necessitando, entretanto, de educação firme e muito espaço para gastar sua energia.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese