Banho e Tosa com Transporte

0 Comments

A paixão crescente pelos animais e o número cada vez maior de brasileiros que têm pelo menos um animal de estimação tem provocado uma enorme proliferação de Pet Shops que oferecem serviço de banho e tosa.

O que se observa na prática, entretanto, é que muitos destes Pet Shops, além de não ter um veterinário presente que possa avaliar qualquer alteração que o animal apresente quando vem tomar banho, também não têm profissionais treinados que saibam lidar com animais.

O paradoxo é que um tratamento mais intensivo ou uma decisão cirúrgica num animal enfermo são tomados com todo cuidado pelo proprietário. Já quando se trata do banho e da tosa, o que geralmente se faz é apenas uma busca num catálogo ou na internet do local mais próximo da residência ou que preste este tipo de serviço mais barato, sem procurar avaliar a qualificação do veterinário responsável ou dos profissionais que irão realizar o banho e a tosa.

Dar banho e tosar um animal exige muito de um profissional, não é tão fácil como pode parecer. Ele deve ser experiente, calmo, competente, confiante, pois somente assim se pode realizar este tipo de serviço com mais segurança.

Os animais captam sensações muitas vezes subliminares que somente os que trabalham com eles podem entender. É preciso ter sensibilidade para perceber se um animal está preparado ou não para um banho ou uma tosa. Os cães idosos ou muito estressados, fêmeas gestantes ou gatos assustados necessitam de cuidados redobrados ou até cancelamento de banhos previamente marcados devido à situação em que se encontram no presente momento.

É freqüente recebermos em nossos atendimentos clínicos animais que sofreram queimaduras com secadores, com lesões provocadas pelos pentes do aparelho de tosa ou até com corte de tesouras por uso indevido. Se não houver atenção e cuidado, alguns animais agitados poderão inclusive pular da mesa de tosa e se machucar, caso ocorra um ligeiro descuido.

Durante um simples banho, principalmente daqueles animais muito peludos e agitados, é comum aparecer algum tipo de lesão de pele ou de ouvido, por exemplo, que nem mesmo o proprietário havia observado. Nossos tosadores têm por hábito chamar o veterinário presente, quando percebem alguma alteração durante o serviço. Neste caso, o veterinário avalia o quadro, comunica o dono e, se necessário institui um tratamento.

Nós da Policlinica Veterinária de Cotia orientamos que se procure obter informações através de amigos, vizinhos e conhecidos com relação ao banho e tosa que se oferece num determinado local. Escolha um estabelecimento que tenha condições de dar banho com água morna, secadores, sopradores, enfim, que tenha uma boa infra-estrutura e, além disso, que tenha um veterinário responsável presente. Aliás, por lei, o CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) obriga que todo estabelecimento que cuide de animais, Pet Shops, deva ter um veterinário responsável.

 Trabalhamos com hora marcada e se já for cliente, buscamos seu animal de estimação em sua residência.

 

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese