Banho de gato

0 Comments

Muita gente acredita que os felinos não precisem de banho, especialmente porque há uma cultura de que as famosas lambidas são o suficiente e que os gatos não gostam de tomar banho.

Os gatos, no entanto, precisam de uma frequência de banho de, pelo menos, uma vez por mês. Isso ajuda os felinos a ficarem limpos e livres de parasitas e outras doenças causadas pela falta de higiene.

O banho deve ser com água fresca e shampoo especial para gatos, neutro e ou hipoalergênico e, de preferência, sem perfume muito marcante, já que os gatos têm maior sensibilidade no olfato.

Para que o animal se acostume com a ideia do banho, é muito importante que você transforme esse banho em uma experiência agradável e que descubra com calma e delicadeza as preferências do seu gatinho.

Teste as temperaturas, tomando cuidado para não atingir extremos (quente ou frio demais) e não use jatos de água muito fortes.

Quando o animal é acostumado a tomar banho desde muito filhote, tudo ocorre mais facilmente. Se o gato começar a passar por isso já na vida adulta, os cuidados para tornar o momento agradável devem ser maiores ainda.

Outro ponto importante a ser observado é o cuidado com os olhos, focinhos e orelhas. Proteger o ouvido do gato com algodão pode ajudar, mas é preferível que seja com algodão do tipo parafinado, que não absorve água. Isso ajuda a evitar otites, dores e a sensação de surdez por acúmulo de água.

É ideal que o gato seja bem esfregado, para que seja eliminada toda a sujeira, e que seja muito bem enxaguado para que não fique resíduo do produto.

O condicionador é indicado para animais de pelos longos e que embaraçam facilmente.

Enxugue o felino com uma toalha seca e limpa e use o secador para terminar a secagem, sempre tomando o cuidado de manter a temperatura média e o aparelho cerca de 30 centímetros da pele do animal, para não queimá-lo. Também não seque o gatinho diretamente nos olhos com o secador, pois isso pode causar lesões.

Por fim, pode escová-lo com calma e no sentido de crescimento do pelo. O ideal é que essa escovação seja um hábito, mesmo nos dias sem banho, pois mantem a pelagem do animal saudável. O mesmo se aplica para a escovação dos dentes do felino, o Snack Equilíbrio Saúde Oral e a alimentação adequada. Com esses cuidados em dia, o seu gatinho vai se manter sempre saudável e confortável.

Deixe uma resposta

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese